TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HORMONAS DE VEGETAIS

Tese: HORMONAS DE VEGETAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2015  •  Tese  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

HORMÔNIOS VEGETAIS

Substâncias orgânicas que desempenham importante função na regulação do crescimento vegetal, atuam diretamente ou não nos tecidos onde são produzidos, ativos em quantidades muito pequenas produzindo respostas fisiológicas bem específicas, são também reguladores químicos, ou seja, promovem ou inibem estímulos.

Hormônio vegetal é um composto orgânico de ocorrência natural produzido na planta o qual a baixa concentração promove, inibe ou modifica processos morfológicos e fisiológicos do vegetal.

Regulador vegetal possui as mesmas propriedades do hormônio vegetal, porém é exógeno, ou seja, sintético – produzido pelo homem.

FITORMÔNIOS

Auxina é produzida na gema apical, folhas jovens e embrião. Seu transporte é dado por meio ativo, de célula em célula do parênquima. Estimula o crescimento da planta, dominância apical, tropismo, formação dos frutos e inibe a abscisão foliar.

Giberelina produzida na gema apical, folhas jovens, embrião e raízes, transporte através do floema e do xilema, estimula o crescimento da planta, floração, formação dos frutos e germinação das sementes.

Etileno produzido em vários tecidos, transporte através de difusão, estimula a abscisão de folhas, flores e frutos, floração, amadurecimento dos frutos e senescencia (envelhecimento das folhas).

Ácido Abscisico produzido no caule, folhas velhas e coifa, transporte através do floema, inibe o crescimento da planta, germinação de sementes e estimula o fechamento dos estômatos.

APLICAÇÃO DOS HORMÔNIOS

Auxina: ajuda a desenvolver frutos partenocárpicos (sem semente), evita a queda de folhas, flores e frutos.

AIA (Aux): formação de frutos partenocárpicos, floração simultânea das plantas, quebra da dormência de sementes para germinação simultânea.

Citocinina: prolonga a aparência jovem das folhas

Etileno: amadurecimento mais rápido dos frutos.

Ácido Abscisico: estimula a dormência de sementes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com