TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Harold Lasswell

Dissertações: Harold Lasswell. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  599 Visualizações

Harold Dwight Lasswell (Donnellson, Illinois, 13 de fevereiro de 1902 — ?, 18 de dezembro de 1978) foi um cientista político e teórico da comunicação estadunidense. É considerado um dos fundadores da psicologia política.

Foi membro da escola de Chicago, aluno de Ciência Política na Universidade Yale, presidente da Academia Mundial de Arte e Ciência (World Academy of Art and Science - WAAS) e, também, conselheiro editorial da Propædia.

Obras

Propaganda in the World War (1927, reeditado com nova introdução em 1971)

World Politics and Personal Insecurity (1935, reeditado com nova introdução em 1965)

Politics: Who Gets What, When, How (1936)

The Garrison State (1941)

Power and Personality (1948)

Após analisar e estudar os efeitos da mídia nas motivações das duas primeiras guerras mundiais, Lasswell levantou teorias do poder da mídia de massa. Uma das análises era que o pouco vínculo social sólido entre as pessoas permitiam maior influência da mídia de massa, incentivando os receptores a adotarem, em maioria, o que lhes era passado pelos comunicadores. Assim a mídia ficou vista como sendo capaz de convencer de forma sólida a opinião pública e submeter as massas a sua vontade de entendimento, principalmente usando apelos emocionais. Atualmente esses apelos emocionais puderam ser bem vistos no marketing da figura do recente eleito presidente dos EUA, Barack Hussein Obama. Em seus estudos, Harold Lasswell concluiu a mídia como "o novo malho da bigorna da solidariedade social".

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com