TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hemopoiese

Artigo: Hemopoiese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

A hematopoiese, também conhecida como hemocitopoese, é o processo de renovação celular do sangue por meio de processos mitóticos, pois estas células possuem vida muito curta. Nas primeiras semanas de gestação, o saco vitelino é o principal local de hematopoiese. De seis semanas até seis a sete meses de vida fetal, o fígado e o baço são os principais órgãos envolvidos, pois esses funcionam como órgãos hematopoiéticos temporários, e continuam a produzir os elementos figurados do sangue até cerca de duas semanas após o nascimento. Após isso tem inicio a formação de medula óssea, que se torna cada vez mais importante como órgão hemocitopoético.

Na vida pós-natal, os eritrócitos, granulócitos, linfócitos, monócitos e plaquetas se originam a partir de células-tronco da medula óssea vermelha. Conforme o tipo de glóbulo formado, o processo recebe os seguintes nomes: eritropoese, granulocitopoese, linfocitopoese,monocitopoese e megacariocitopoese. Muitos linfócitos são formados na medula óssea, porém existe proliferação dessas células nos órgãos linfáticos, a partir de linfócitos originados na medula óssea. As células sanguíneas passam por muitos estágios de diferenciação e maturação na medula óssea, antes de passarem para o sangue.

A hematopoiese se divide em duas partes, sendo que a primeira ocorre noperíodo embrionário e fetal, e a segunda,no período pós-natal.

No período embrionario, começam a surgir as primeiras células fora do embrião conhecidos como eritroblastos primitivos, logo no primeiro mês de vida. Após a sexta semana, inicia-se a hematopoiese no fígado que será o principal órgão hematopoiético nas etapas iniciais e intermediária do feto.Também cooperam na fase intermediária o baço e os nodos linfáticos, porém o fígado continua sendo o principal nessa função.

A partir da segunda metade da vida fetal, a medula óssea começa a se fortalecer e torna-se cada vez mais o principal produtor de células sanguíneas.

No período pós-natal, o fígado deixa de cumprir a função hematopoiética passando à medula óssea a responsabilidade de produzir hemácias, leucócitos granulócitos e plaquetas. Dentro da medula estão as células-tronco e as células progenitoras.Porém, os órgãos linfóides secundários continuam a produzir Linfócitos B e o Timo e os linfóides secundários produzem os linfócitos T.

Ao nascer o espaço medular total é ocupado pela medula vermelha. Na infância apenas parte desse espaço será necessário para a hematopoiese. O espaço restante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com