TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Herança múltipla

Seminário: Herança múltipla. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Seminário  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Em uma hierarquia de classes que possui N níveis, ao identificar um caminho da classe que está em um nível mais alto até uma classe presente em um nível mais baixo (deste caminho), a classe no nível mais baixo herdam todas as variáveis e todos os métodos de todas as classes superioras a ela no caminho.

Um benefício importante da herança em orientação a objetos é a reusabilidade, visto que os métodos em uma classe não precisam ser redefinidos nas suas subclasses, a menos que uma delas requeira uma implementação distinta.

Há duas possibilidades de associar um objeto a uma classe, a saber:

os objetos de uma superclasse são todos os objetos desta classe em conjunto com todos os objetos de todas as suas subclasses;

os objetos de uma superclasse são todos os objetos desta classe exceto os objetos de suas subclasses.

A escolha mais utilizada nos sistemas desenvolvidos sob a luz de orientação a objetos é a segunda possibilidade.

Herança Múltipla

A herança múltipla é a habilidade de uma classe herdar variáveis e/ou métodos de mais de uma classe. Ao utilizar este recurso, a hierarquia de classes passa a ser representada por um grafo acíclico direcionado (DAG).

A herança múltipla possibilita ambigüidade, uma vez que duas ou mais superclasses envolvidas podem possuir variáveis e/ou métodos com mesmos nomes. Para tentar solucionar esta ambigüidade quatro estratégias podem ser adotadas, a saber:

renomear as variáveis e/ou os métodos conflitantes, incorporando o nome (identificador) da classe no final do nome;

escolher uma variável das variáveis conflitantes, bem como escolher um método dos métodos conflitantes para serem herdados;

forçar a escolha explícita pelo usuário;

tratar como erro.

Em geral, nenhuma solução é aceita como a melhor, pois sistemas diferentes requerem escolhas diferentes.

Identidade do Objeto

A identidade de objeto é noção mais forte de identidade do que as encontradas em linguagem de programação ou em modelos de dados não baseados em orientação a objetos.

Entre as diversas formas de representar a identidade de objeto, pode-se destacar a forma em que é atribuído automaticamente um identificador pelo sistema quando o objeto é criado. Esta forma está embutida no modelo de dados ou na linguagem de programação e é usada nos sistemas de orientação a objetos.

Em orientação a objetos existe o conceito de identificador de objetos (object identifier – OID). Cada objeto possui um único OID e não existem dois objetos com o mesmo OID.

Objetos Complexos (Compostos)

Os objetos que contém outros objetos são chamados de objetos compostos ou complexos, incorrendo em uma hierarquia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com