TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higienização Das mãos

Ensaios: Higienização Das mãos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

A higienização das mãos é a medida individual mais simples para prevenir infecções relacionadas à assistência à saúde. O termo engloba a higienização simples, a higienização antisséptica, a fricção antisséptica e a antissepsia cirúrgica das mãos.

Devemos fazer a higienização das mãos, pois as mesmas constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, considerando que a pele é um possível reservatório para microrganismos que pode contaminar pacientes através do contato direto ou indireto.

As taxas de infecções e resistência microbiana aos antimicrobianos são maiores em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), devido a vários fatores: maior volume de trabalho, presença de pacientes graves, tempo de internação prolongado, maior quantidade de procedimentos invasivos e maior uso de antimicrobianos.

A higienização das mãos tem como finalidades a remoção de sujidade, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato, prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas. Por esses motivos todos os profissionais da área da saúde, que mantém contato direto ou indireto com os pacientes, fazem manipulação de materiais, medicamentos ou alimentos devem realizar a higienização de suas mãos antes de suas atividades.

Para tanto podem utilizar água e sabão, preparação alcoólica ou antisséptico de acordo com a situação indicada.

Agua e sabão: Quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais.

Preparação alcoólica: Higienizar as mãos com preparação alcoólica quando estas não estiverem visivelmente sujas, em todas as situações nas quais haja contato como paciente, após o contato como paciente e antes de realizar qualquer manipulação de material ou procedimentos assistenciais.

Antissépticos: Indicado para degermação da pele, em caso de surtos, pacientes portadores de microrganismos e pré-operatório.

Os insumos necessários para higienização das mãos são agua, sabões, agentes antissépticos e papel toalha.

A água utilizada em serviços de saúde deve ser livre de contaminantes químicos e biológicos, seus reservatórios devem ser limpos e desinfetados, com realização de controle microbiológico semestral. Quanto aos sabões é recomendado o uso de sabão líquido, tipo refil, diminuindo a possibilidade de contaminação do produto. Os agentes antissépticos são substâncias aplicadas à pele para reduzir o número de agentes da microbiota transitória e residente. Entre os principais antissépticos utilizados para a higienização das mãos, destacam-se: Álcoois, Clorexidina, Compostos de iodo, Iodóforos e Triclosan. E finalmente o papel toalha, dedicado a secagem deve ser suave, possuir boa propriedade de secagem, ser esteticamente aceitável e não liberar partículas.

As técnicas de higienização das mãos podem variar, dependendo do objetivo ao qual se destinam. Podem ser divididas em:

Higienização simples das mãos.

1. Abrir a torneira e molhar as mãos, evitando encostar-se a pia.

2. Aplicar na palma da mão em quantidade suficiente para cobrir toda a superfície da mão.

3. Ensaboar as mãos friccionando entre si.

4. Entrelaçar os dedos e friccionar os espaços interdigitais.

5. Esfregar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta e vice versa.

6. Esfregar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimentos de vai-e-vem e vice-versa.

7. Esfregar o polegar direito com a mão esquerda em movimento circular e vice versa.

8. Friccionar a polpas digitais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com