TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipertermia

Artigo: Hipertermia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 7

HIPERTEMIA

Você provavelmente já sabe que a temperatura corporal normal de um ser humano é em torno de 37º C. Isso na verdade é uma média – a temperatura de nosso corpo varia no decorrer do dia e pode depender tanto da idade da pessoa como de seu nível de atividade. Mas, não deixa de ser uma boa regra – se a sua temperatura estiver muito abaixo ou muito acima da média, você pode estar começando a ter algum problema de saúde.

A febre é um bom exemplo. A febre é normalmente um mecanismo de defesa – trata-se da resposta que nosso corpo dá para se proteger contra alguma infecção. A maioria das bactérias que causam infecções se desenvolvem em temperaturas próximas à nossa temperatura média normal. Aumentar a temperatura inibe o crescimento das bactérias e consequentemente da infecção. Pense nisso como o seu controle interno de termostato [fonte: The Merck Manuals].

Outro exemplo é a hipertermia. A hipertermia é a temperatura do corpo elevada, mas não se trata de uma febre. Na febre, o hipotálamo é quem controla o nosso termostato interno, ou seja, é ele quem “aumenta” propositalmente a temperatura de nosso corpo. Já a hipertermia é um sintoma que nos avisa que nosso corpo não está sendo capaz de manter a temperatura adequadamente – trata-se literalmente de um superaquecimento. A hipertermia pode ser séria. Se a temperatura de seu corpo subir demais, os órgãos podem sofrer graves lesões.

Geralmente a hipertermia não é uma doença. Ela aparece como efeito colateral de algum outro problema, assim como a coceira é um efeito colateral de quem tem alergia à hera venenosa, por exemplo. Há uma condição chamada de hipertermia maligna que é uma doença hereditária, mas que não apresenta os mesmos sintomas da hipertermia da qual estamos tratando aqui.

A hipertermia também nem sempre é ruim. Os médicos estão fazendo experiências com indução de hipertermia para tratar pacientes com câncer. Mas subir a temperatura do corpo sob cuidados médicos e ter hipertermia o tempo todo em casa são coisas completamente diferentes. A hipertermia pode ser um sinal de que você está prestes a ter sérios problemas.

Vamos dar uma olhada no que causa a hipertermia.

Como dissemos anteriormente, a hipertermia é o que acontece quando o seu corpo não consegue controlar sua temperatura interna. Geralmente, isso acontece quando você está com muito, muito calor. Uma das formas que nosso corpo usa lida com o excesso de calor é produzindo suor. O suor absorve o calor da pele e evapora, levando o calor para longe de nós. Trata-se de um dissipador natural do calor.

Se você está desidratado ou em um ambiente quente demais para o seu corpo suportar, você pode sofrer hipertermia. A temperatura de seu corpo aumenta – não porque o seu hipotálamo está ajustando seu termostato interno, mas porque você está simplesmente superaquecido. Este é um dos muitos sintomas de insolação.

Se você está sofrendo de exaustão por calor, pode se sentir fraco e tonto. Seu corpo produzirá muito suor numa tentativa de resfriá-lo, o que pode levar a uma desidratação. Você também perderá muito sal ao suar. Cãibras, tonturas, náuseas, vômitos e dores de cabeça são outros sintomas comuns.

Já a insolação é uma condição muito mais séria e pode levar até mesmo à morte. Os sintomas incluem tontura, desorientação, cãibras e brotoejas. Com insolação seu corpo para de produzir suor. Sua pele ficará quente ao tocá-la e estará úmida demais ou seca demais. A náusea é outro sintoma comum da insolação. E as vítimas de insolação podem chegar a ter até mesmo convulsões.

Embora a hipertermia seja apenas um dos sintomas da exaustão por calor e da insolação, ela é um indicador precoce de que algo está errado. Se você se sentir desconfortavelmente quente, dê uma pausa no que estiver fazendo e encontre um lugar para se refrescar e descansar.

Outros fatores que podem aumentar o risco de hipertermia incluem problemas circulatórias, doenças nos pulmões e coração, e doença ou lesão nas glândulas sudoríparas. Se você está tomando alguma medicação que afete a sua capacidade de suar, é possível que também experimente hipertermia.

Alguns remédios também podem fazer com que você fique superaquecido. É importante falar sobre esses medicamentos e seus efeitos colaterais com o seu médico para que você possa evitar situações que venham a causar hipertermia.

Na próxima página daremos uma olhada em como tratar a hipertermia.

Uma vez que a hipertermia acontece porque o seu corpo não consegue se livrar do excesso de calor, estar em uma área mais fresca é um importante elemento para o tratamento. Se você está ao ar livre, procure por um local com sobra ou, de preferência, entre em uma área que tenha ar condicionado para descansar. Reduza a sua atividade para que você não produza ainda mais calor. Beber um líquido frio (não alcoólico e sem cafeína) também é uma boa ideia. Se você estiversuando demais, tome alguma bebida que contenha bastante sódio para ajudar a repor seus níveis de sal.

Se você está agasalhado demais, tire algumas peças de roupa para ajudar a se resfriar mais rapidamente. Você também pode tomar um banho frio ou usar uma compressa fria para refrescar a sua pele. Se você está sofrendo de uma hipertermia grave e está com pressão alta ou outros problemas no coração, procure assistência médica imediatamente.

A melhor maneira de tratar a hipertermia é evitá-la. Procure não passar tempo demais em ambientes quentes e úmidos – a umidade irá diminuir ou prevenir o seu suor de evaporar para fora de sua pele. Certifique-se de tomar muito líquido – não apenas água já que a água pode diluir os eletrólitos do seu corpo, mas outras bebidas também. Sucos de fruta e bebidas energéticas com sódio também podem ajudar.

Use roupas leves e soltas se você estiver indo para um ambiente quente. Tire vários pequenos intervalos para evitar que a sua temperatura suba demais. Preste atenção em como você se sente – se algo estiver errado, você precisa dizer. Não ignore os sinais. Tire um tempo para se recuperar e você evitará problemas como a exaustão por calor e a insolação.

Acredite ou não, o superaquecimento nem sempre é algo ruim. Há situações nas quais o médico pode recomendar uma aplicação controlada de hipertermia. Na próxima página, daremos uma olhada em como os médicos usam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com