TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hormônios Vegetais

Artigo: Hormônios Vegetais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 2

“ENTENDENDO OS HORMÔNIOS VEGETAIS”

⇒ Desenvolvimento: Pesquisar as aplicações dos hormônios vegetais na medicina (tratamentos preventivos e curativos) e na área da ecologia.

INTRODUÇÃO

Os hormônios vegetais são compostos orgânicos que ocorrem naturalmente produzido nas plantas.

Os tipos mais conhecidos são as auxinas, citocininas, giberelinas, acido abscísico e etileno

HORMÔNIOS VEGETAIS:

Funções: São substâncias orgânicas que atuam em diversos órgãos das plantas, que são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal. A produção hormonal pode conforme a espécie vegetal, obedecer os fatores climáticos, que vão se caracterizando cada estação do ano.

Existem cinco tipos, são eles:

-> Auxinas, Giberelinas, Etileno, Ácido Abscísico e Citocininas

Auxinas: É responsável pelo desenvolvimento do fruto, crescimento da raiz e do caule. O hormônio da planta nesta divisão é produzido no meristema apical do caule, primórdios foliares, flores, frutos e sementes. Que é transportado através dos vasos xilema e floema.

Giberelina: É o hormônio da planta produzido na zona apical, nos frutos e nas sementes. Suas funções são: incrementar o crescimento dos talos, interromper o período de latência das sementes fazendo com que elas germinem, induzindo a brotação de gemas e desenvolver os frutos. Incrementam tanto a divisão como o crescimento celular; Induzem o crescimento através de uma laterização da distribuição do cálcio nos tecidos. Também ativam genes que sintetizam o RNAm, o qual favorece a síntese de enzimas hidrolitícas, e por tanto, incrementando sua longevidade.

Etileno: Também é conhecido como o hormônio do amadurecimento, pois, é o único regulador vegetal gasoso, que apresenta atividade biológica em concentrações bastante reduzidas. O etileno é produzido por todas as partes da planta, em quantidades variáveis com o tecido e com o estádio de desenvolvimento.

Ácido Abscísico: Provoca indução do fechamento dos estômatos, envelhecimento das folhas, dormência de sementes e gemas, inibe o crescimento das plantas. Sua produção ocorre em diversos órgãos da planta como o caule, folhas e extremidades da raiz. A difusão desse hormônio ocorre pelos vasos condutores de seiva.

Citocininas: Hormônio que retarda o envelhecimento das plantas, estimula as divisões celulares e desenvolvimento das gemas laterais. É produzido nas raízes e transportado para todas as partes da planta através do xilema. A citocinina é responsável pela expansão celular, quando o tecido vegetal não possui células meristemáticas, e sem influência de ou ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com