TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hymenea courbaril

Por:   •  14/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

Tema

Diante dessas informações o tema desta pesquisa é o aproveitamento do Hymenaea courbaril como potencial econômico das comunidades carentes de forma sustentável melhorando assim, a renda financeira da população sem o agravo das espécies.

JUSTIFICATIVA

Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo Almeida (1998), sustentabilidade é: “suprir as necessidades das gerações futuras de suprir as suas”.

O resgate do hábito alimentar é o que mais deve ser estimulado, e praticado dentro da comunidade contribuindo com o surgimento de atividades produtivas sustentáveis nos remanescentes florestas. Para tanto é necessário apoio ao manejo extrativista nestes locais, agregação de valor aos produtos através das técnicas apropriadas para o beneficiamento a fim de oferecer um produto elaborado para a comercialização tanto dentro da comunidade como fora dela.

PROBLEMA

No este do Maranhão encravado no município de Governador Edison Lobão, encontra-se várias comunidades que vivem próximas há muitos jatobazeiros (Soares, 2010). No entanto, não têm o conhecimento da utilidade desta espécie como alimento, vida e energia. Com isso, surgiram os problemas e questões que deram origem a pesquisa. Dentre elas encontra-se:

• O difícil acesso da comunidade rural as informações contidas nos trabalhos publicados sobre o aproveitamento sustentável do jatobá;

• Como utilizar de forma correta na alimentação e vida socioambiental;

• Necessidades humanas baseadas na pobreza e precariedade da comunidade.

HIPÓTESES

 Hipótese básica:

É possível que através da criação de um programa socioambiental e educativo promovido pelos gestores públicos, as comunidades rurais do oeste maranhense venham conhecer as praticas sustentáveis do extrativismo do jatobá, como alternativa no desenvolvimento econômico.

 Hipóteses secundárias:

Com atividades que estimule a pratica artesanal com a utilização dos produtos confeccionados a partir do fruto do jatobá, como alternativas ao aumento da renda familiar. Incentivando o uso da polpa do fruto e seus derivados (farinha, pasta e óleo), como complemento alimentar.

OBJETIVOS

 Geral:

Contribuir para a conservação e o uso sustentável do jatobá e da sociobiodiversidade, por meio do estimulo do desenvolvimento da cadeia produtiva do jatobá para as comunidades carentes.

 Específicos:

• Desenvolver um programa de gerenciamento ambiental voltado para o aproveitamento sustentável e manejo dos recursos obtidos a partir do jatobá;

• Avaliar as propriedades nutricionais da polpa e de seus derivados;

• Produzir informações acerca das praticas extrativistas da farinha e do fruto;

• Oferecer subsídios para determinação da capacidade de suporte e melhores práticas de manejo sustentável;

• Trabalhar com a comunidade o aproveitamento sustentável de forma prática que estimule o desenvolvimento econômico;

• Fornecer subsídios para o desenvolvimento de politicas públicas de estimulo ao extrativismo sustentável do jatobá.

Objetivos

O aproveitamento do Hymenaea courbaril.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A Hymenaea stigonocarpa Mart. Ex Hayne, conhecida como jatobá-do-cerrado, entre outras titulações populares, sendo comum nas formações abertas do cerrado e campo cerrado (Corrêa, 1984 e Lorenz, 2000). É largamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com