TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do ciclo do nitrogênio

Artigo: Importância do ciclo do nitrogênio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 4

Importancia do ciclo do nitrogênio

O processo pelo qual o nitrogênio ou azoto circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos é conhecido como ciclo do nitrogênio ou ciclo do azoto. O ciclo do nitrogênio é um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres. O nitrogênio é usado pelos seres vivos para a produção de moléculas complexas necessárias ao seu desenvolvimento tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos.

O principal repositório de nitrogênio é a atmosfera (78% desta é composta por nitrogênio) onde se encontra sob a forma de gás (N2). Outros repositórios consistem em matéria orgânica, nos solos e oceanos. Apesar de extremamente abundante na atmosfera o nitrogênio é frequentemente o nutriente limitante do crescimento das plantas. Isto acontece porque as plantas apenas conseguem usar o nitrogênio sob três formas sólidas: íon de amônio (NH4+), íon de nitrito (NO2-) e íon de nitrato (NO3-), cuja existência não é tão abundante. Estes compostos são obtidos através de vários processos tais como a fixação e nitrificação. A maioria das plantas obtém o nitrogênio necessário ao seu crescimento através do nitrato, uma vez que o íon de amônio lhes é tóxico em grandes concentrações. Os animais recebem o nitrogênio que necessitam através das plantas e de outra matéria orgânica, tal como outros animais (vivos ou mortos).

Proteínas Síntese

As proteínas são formadas por unidades menores chamadas de aminoácidos. Os aminoácidos são compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Então, para que as proteínas possam ser sintetizadas são necessários esses elementos químicos, incluindo o nitrogênio.

O ciclo do nitrogênio é o processo pelo qual o nitrogênio circula na natureza. Ele é captado da atmosfera, onde se encontra na forma gasosa, e é fixado por algumas bactérias que se encontram nas raízes de certas plantas. Esse nitrogênio só se torna disponível para ser usado pelos seres vivos depois que ele for fixado pelas bactérias. As plantas incorporam esse nitrogênio que foi fixado pelas bactérias, através das células de suas raízes, e usam esse nitrogênio como matéria prima para produção dos aminoácidos, que se "agrupam" para formar proteínas. Essa é a relação entre o ciclo do nitrogênio e a síntese de proteínas: o nitrogênio é fixado pelas bactérias, a planta absorve esse nitrogênio e o utiliza para fazer aminoácidos, que são constituintes das proteínas.

Agora, a importância da síntese protéica para a vida é a seguinte: todos os seres vivos ao nosso redor são formados por proteínas, nós somos formados por proteínas, pois as proteínas são as unidades básicas da nossa estrutura, são como "tijolos" que formam os tecidos dos organismos. Além disso, elas também têm função hormonal, de defesa, de catalisar (acelerar) reações químicas dentro de nosso corpo, etc. Como podemos perceber, as proteínas são muito importantes para a vida. Então, a síntese protéica (o que quer dizer a "fabricação de proteínas") é muito importante porque ela é a responsável por formar essas estruturas que compõem os organismos dos seres vivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com