TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imunologia Basica

Trabalho Universitário: Imunologia Basica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 3

MUNOLOGIA BÁSICA

· Anticorpo (Ac) - Proteína do soro que foi induzida por e reage especificamente a uma substância estranha (antígeno); imunoglobulina.

O sistema imune fornece mecanismos de defesas específicas contra uma variedade de substâncias estranhas ao nosso corpo chamadas de antígenos. Estes antígenos podem ser vírus, células (como células sangüíneas, células de bactérias e células de fungos) ou moléculas de proteínas. O sistema imune é uma organização complexa de tecidos, células, produtos de células e mediadores químicos biologicamente ativos e todos interagem para produzir a resposta imune.

A resposta imune reconhece e relembra diferentes antígenos. A imunidade específica é caracterizada por três propriedades:

1. Reconhecimento

2. Especificidade

3. Memória

Os principais tecidos e órgãos do sistema imune são:

· Linfócitos - são as principais células responsáveis pela resposta imune: linfócitos T (vírus, fungos e tumores) e linfócitos B (bactérias e toxinas).

· Órgãos linfóides primários - Timo e Medula óssea.

· Órgãos e tecidos linfóides secundários - Nódulos linfáticos, Baço, tecidos linfóides associados ao intestino, Apêndice, Amígdalas, Placas de Peyer e tecidos linfóides associados aos brônquios.

As imunoglobulinas (Ig) são proteínas produzidas por células plasmáticas e secretadas no organismo em resposta à exposição ao antígeno. Elas se classificam em:

· IgA - é a imunoglobulina predominante nas lágrimas, saliva, leite materno, secreções respiratórias e trato gastrointestinal. Fornece proteção contra organismos que invademestas áreas.

· IgG - è a classe em maior concentração no organismo. É também chamada de gama globulina. Fornece imunidade ao longo prazo. É a única que atravessa a placenta e fornece ao recém nascido a imunidade que vai durar por vários meses.

· IgM - É a Segunda mais abundante. É a primeira produzida em resposta a um antígeno, mas não fornece imunidade ao longo prazo.

· IgE - está envolvida nas reações alérgicas e nas infecções parasitárias.

Resposta Imunológica Humoral

Considerações gerais

Resposta Imune Humoral (RIH): é mediada por anticorpos, que são proteínas gamaglobulinas formadas por plasmócitos (linfócitos B). Plasmócito é o linfócito B diferenciado e capaz de secretar anticorpos ativamente. Anticorpos são produzidos com a função principal de neutralizar e eliminar o antígeno que estimulou a sua produção. O processo de eliminação é feito através da fixação do complemento, opsionização, reação anafilática (desgranulação de mastócitos), neutralização da substância, aglutinação, etc.

Anticorpos também podem ser chamados de gamaglobulinas ou imunoglobulinas (Ig). Quando nos referimos a imunoglobulinas, nós indicamos a letra correspondente ao seu isotipo, ou seja, a classe que pertence a imunoglobulina. Ex: IgG é uma classe, IgM é outra, IgD e assim por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com