TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intoxicação

Resenha: Intoxicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Resenha  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  444 Visualizações

Há varias definições de toxicologia. Das melhores é a que diz: “É um ramo da ciência que estuda as substâncias nocivas à saúde,suas ações,seus sintomas,seus efeitos e seus contravenenos”.

Já a melhor definição de veneno é a que se diz:”É qualquer substância biológicamente ativa,que mesmo em pequenas quantidades,se introduzida no organismo e absorvida,pode causar distúrbios da saúde,inclusive a morte.

Em envenenamento se incluem os casos em que há penetração de agente tóxico no organismo,com absorção,agindo “in natura”sobre a célula viva ou através do fruto do metabolismo,manifestando sua ação deletéria.

Muito embora os cáusticos,não tenham sua ação nociva após absorção,pois provocam destruição do tecido vivo pelo contato direto,não poderíamos deixar de incluí-los,como verdadeiros tóxicos que o são.

Pode-se afirmar,de maneira grosseira,que todas as substâncias da natureza podem atuar como tóxicos,porém,nem todas devem ser consideradas como tal.Assim não podemos confundir toxidade que é a capacidade inerente a uma substânxia de produzir efeio sobre o organismo com o risco ou perigo que uma substância oferece

Podemos deduzir que dependendo da quantidade e desde que seja absorvida,qualquer substância poderá ser considerada veneno.

Veneno é toda substância que introduzida no organismo em quantidade suficiente,pode causar danos temporários ou permanentes.

O envenenamento pode ser por vários motivos,citaremos alguns à seguir:

Substâncias Tóxicas Comuns

Produtos químicos utilizados no lar(raticidas por exemplo),entorpecentes e medicamnetos em geral,gases tóxicos

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com