TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução

Trabalho Universitário: Introdução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  365 Visualizações

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo comparativo entre cinco movimentos artísticos: Romantismo, Realismo, Impressionismo, Pós-Impressionismo e Vanguarda.

O Romantismo foi o período cultural, artístico e literário que se iniciou na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX. Foi marcado por dois acontecimentos históricos importantes: as Revoluções Industrial e Francesa.

O Realismo surge em meio ao fracasso da Revolução Francesa e de seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento foi a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.

Impressionismo surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol.

Já o Pós-Impressionismo são artistas que não mais representavam fielmente os preceitos originais do Impressionismo, ainda que não tenham se afastado muito dele ou estejam agrupados formalmente em novos grupos.

A Vanguarda procurou romper com toda a concepção artística e cultural até então existente. Foi uma revolução cultural que busca novas estruturas, estéticas e pensamentos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com