TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lavagens Das mão

Casos: Lavagens Das mão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

Estudos cientificos mostram a importância da higienização das lavagens das mãos para a redução de infecções , e a maioria dos especialistas sem controle de infecção concorda que a higienização das mãos é o meio mais simples e eficaz de prevenir a transmissão de bactérias no ambiente hospitalar.( Santos, Gonçalves, 2009)

Estima-se que no Brasil cerca de 15% dos pacientes sob hospitalização adquirem infecção hospitalar e que, destes,cinco a 12% morrem em conseqüência da mesma. ( Santos,Gonçalves,2009).

Por estes dois relatos já podemos identificar a preocupação em que o profissional de saúde precisa ter para melhor atender seus pacientes, o risco de contamição é grande e requer cuidados simples com a lavagem das mãos.

Precisa ser ensinado e cobrado a técnica da lavagem das mãos, o profissional por sua vez se acostuma com a rotina hospital e esse simples gesto passa desapercebido por muitos profissionais.

Precisamos cada vez mais se conscientizar da necessidade e importância desta técnica.

Como no século passado os profissionais de saúde ainda necessitavam serem lembrados constantemente de lavar suas mãos durante o contato com o paciente (Veronesi, 2005, Santos,Gonçalves,2009).

2. A Importância da Lavagem das Mãos para o Profissional de Saúde o Paciente

Higienização das mãos é ação mais importante no controle de infecções do serviço de saúde.A utilização de água e sabão pode reduzir as bactérias das mãos e pode interromper transmissões de doenças. ( Santos, 2007).

As infecções hospitalares ocorrem por diversas razões e uma delas é: Transmissão de microorganismos pelos profissionais da saúde, que atuam como vetores na transmissão de microorganismos. È uma das maiores prevenções é a higienização das mãos. (Felix, Miyadahira,2009)

Sabemos bem que qualquer procedimento realizado em um ambiente hospitalar, é importante. Sendo que, o procedimento começa sim pela lavagem das mãos. A lavagem das mãos é bem simples, é a principal maneira de prevenir e controlar as infecções. A importância desse processo é devido as mãos serem focos de bactérias. Assim podendo transmitir para objetos, pessoas. ( Santos, Gonçalves, 2009).

Na UTI Neonatal foram observados no período da manhã e tarde sete leitos. Dois estudantes de medicina estavam observando. os funcionários e visitantes não sabiam de nada.Utilizaram o teste do qui-quadrado ou exato de Fischer com duas abordagens.

Foram realizadas 43 observações com duração de 30 minutos, manhã e tarde. Eram médicos equipe de enfermagem, técnicos de laboratório e raios-X e acompanhantes dos pacientes.

Entre os observados 56% higienizaram as mãos antes de entrar na unidade.

Sendo-se assim observado com maior frequência o período da manhã. A técnica correta não foi observada nenhuma vez.

Conclusão: A técnica de higienização das mãos raramente é feita da forma correta. (Martinez, Nogueira, 2009)

A higienização das mãos deve ser feita antes e após o contato com o cliente, antes de calçar as luvas e após retira-las entre um procedimento e outro etc...(Barreto,Rocha,Souza, 2009)

Estudos científicos mostram a importância da higienização das mãos para a redução de infecções e a maioria dos especialistas sem controle de infecção concorda que a higienização das mãos é o meio mais simples e eficaz de prevenir a transmissão de microorganismo no ambiente hospitalar.( Santos, Gonçalves, 2009)

Foi realizada uma pesquisa com os alunos de um curso de graduação de enfermagem que estavam realizando estágios em uma determinada instituição de saúde no município de São Paulo.( Felix, Miyadahira, 2008)

Os alunos do 2 e 3 ano obtiveram melhores desempenho em relação à técnica correta, quando comparados ao 4 ano à utilização da técnica foi muito baixa, a grande maioria não utiliza a técnica de higienização das mãos corretamente. (Felix,Miyadahira, 2008)

Precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com