TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leptospirose

Resenha: Leptospirose. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  Resenha  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 3

LEPTOSPIROSE

CONCEITO:

Doença infecciosa febril de início abrupto, que pode variar desde formas assintomáticas e subclínicas até quadros clínicos graves associados a manifestações fulminantes. Didaticamente, as apresentações clínicas da Leptospirose foram divididas considerando as fases evolutivas da doença: fase precoce (fase leptospirêmica) e fase tardia (fase imune).

AGENTE ETIOLOGICO:

Bactéria do gênero Leptospira, microrganismo helicoidal (espiroqueta), aeróbio obrigatório.

Sobrevive em ambientes úmidos (lama e água com temperatura em torno de 27°C) quando desprovido de cloreto de sódio e não resiste à dessecação; desenvolve-se idealmente em pH alcalino e é pouco resistente ao calor. Experimentalmente já foi constatada persistência de leptospiras viáveis em água por até 180 dias. É sensível aos ácidos, álcalis e ao hipoclorito de sódio

RESERVATORIO:

Todos os animais doentes ou infectados podem ser fontes de infecção; pois eliminam a bactéria no meio ambiente por via urinária.

No entanto, os roedores sinantrópicos comensais desempenham o papel de principais reservatórios da doença; sua infecção é benigna albergando as leptospiras nos rins que, devido à alcalinidade de sua urina; são eliminadas vivas no meio ambiente por toda a vida contaminando água, solo e alimentos.

Em relação aos roedores, nas áreas urbanas, a espécie Rattus norvegicus (ratazana ou ratode esgoto) é considerada o principal transmissor da leptospirose para o homem, porém as espécies Rattus rattus (rato de telhado ou rato preto) e Mus musculus (camundongo ou catita) também podem desempenhar o papel de transmissor.

Os seres humanos são apenas hospedeiros acidentais, pouco eficientes na perpetuação da doença.

A doença também ocorre em outros animais mamíferos, domésticos e silvestres (cães, porcos, vacas, carneiros,

O contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados ou pela exposição à água contaminada pela Leptospira, que penetra no organismo através das mucosas e da pele íntegra ou com pequenos ferimentos, e dissemina-se na corrente sanguínea.

No Brasil, os ratos urbanos (ratazanas, ratos de telhado e camundongos) são os principais transmissores da doença e o número de casos aumenta na estação das chuvas, por causa das enchentes e inundações. Infelizmente, o risco não desaparece depois que o nível das águas baixa, pois a bactéria continua ativa nos resíduos úmidos durante bastante tempo.

MODO DE TRANSMISSÃO:

A infecção humana pela leptospira resulta da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados. Em áreas urbanas, o contato com águas e lama contaminados demonstram a importância do elo hídrico na transmissão da doença ao homem, pois a leptospira dela depende para sobreviver e alcançar o hospedeiro. Há outras modalidades menos importantes de transmissão como a manipulação de tecidos animais e a ingestão de água e alimentos contaminados. A transmissão de pessoa a pessoa é muito rara e de pouca importância prática. A penetração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com