TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macadamia

Artigo: Macadamia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Artigo  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

ORIGEM[editar | editar código-fonte]

A macadâmia é um fruto extraído de uma árvore com o mesmo nome. Esta árvore é originária da Austrália. Existem mais de dez espécies, porém, duas são exploradas comercialmente: a Macadamia integrifolia, que é originária de Queensland, onde cresce em florestas muito úmidas, e a M. tetraphyll originária da Nova Gales do Sul. O nome foi dado pelo botânico Ferdinand von Mueller, o seu descobridor, em honra de um seu colega o naturalista e político australiano de origem escocesa John Macadam (não confundir com o também engenheiro escocês John Loudon McAdam).

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO[editar | editar código-fonte]

A macadâmia foi introduzida no Havai por volta de 1881, onde foi usada como planta ornamental e na reflorestação do arquipélago.

O desenvolvimento tecnológico dessa cultura ocorreu no Hawaii Agricultural Experiment Station (HAES), onde foram selecionadas as principais cultivares plantadas no mundo. No Brasil, os trabalhos de adaptação e melhoramento da espécie foram iniciados com o plantio de nogueiras-macadâmia provenientes do HAES, na década de 1940, pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) que, na década de 1970, lançou dezessete cultivares adaptadas às condições climáticas brasileiras. Hoje, estes dois centros são responsáveis por produzir as cultivares mais utilizadas em nosso país: HAES 344, HAES 660, HAES 741, HAES 816 e IAC 121, IAC 4-12B, IAC Campinas B, IAC 9-20 e IAC 4-20. Nota-se que nos últimos anos as cultivares nacionais têm conquistado a preferência dos produtores pela maior produtividade (Perdoná et al., 2013).

CARACTERÍSTICAS DA PLANTA[editar | editar código-fonte]

A árvore é de porte alto e bem encopada, chegando a atingir 20 metros de altura e de diâmetro de copa e as variedades HAES e IAC apresentam características de conformação de copa bastante diferentes. As nacionais apresentam maior crescimento lateral, formando uma copa arredondada e as cultivares havaianas têm maior crescimento vertical, com formato cônico. Essas características devem ser bem observadas quando se deseja utilizar as nogueiras em cultivos consorciados, pois a conformação da copa influencia na escolha do arranjo espacial, ou seja, no espaçamento das plantas (Perdoná et al., 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com