TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconima Definições

Artigos Científicos: Macroeconima Definições. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2013  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

1) Explique Oferta Agregada e Demanda Agregada de bens e serviços. Que hipóteses cercam

esses conceitos dentro do modelo keynesiano básico?

A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Seu propósito é obter uma visão simplificada da economia que, porém, ao mesmo tempo, permite conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países. Em suma a macroeconomia ocupa-se do comportamento global do sistema econômico refletido em um número reduzido de variáveis. Por outro lado a microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda comportamentos das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações. Estuda os mercados que operam os demandantes e ofertantes de bens e serviços. Sob uma perspectiva microeconômica, considera-se a atuação das diferentes unidades econômicas como se fossem unidades individuais.

Embora exista um aparente contraste, não há um conflito entre à Micro e a Macroeconomia, uma vez que o conjunto da economia é a soma de seus mercados individuais.

2) Sobre o setor de formação de capital, na Contabilidade Nacional: Explique poupança agregada e investimento agregado, e mostre a identidade entre ambos.

Poupança agregada nada mais é do que a diferença entre a renda do indivíduo e o seu consumo. Não importa onde esteja guardada, em casa ou no banco. Ou seja, poupança é todo o dinheiro guardado de uma economia, seja onde estiver.

O Investimento agregado, por sua vez, é todo o dinheiro investido em produtos não consumidos ou consumíveis. Partindo do modelo mais simples do fluxo da renda, fomos observando as identidades entre poupança e investimento e agregando novos agentes (Governo, Resto do Mundo) para obter versões mais complexas. A identidade entre investimento e poupança possui natureza estritamente contábil. A poupança não é uma função da taxa de juros e sim função indireta da renda e, ademais, não representa em si uma decisão: é apenas residual da função consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com