TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroelementos

Artigo: Macroelementos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Artigo  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 3

Macroelementos

Os sais minerais são substâncias inorgânicas essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo. Estão presentes como eletrólitos nos líquidos corporais, como componentes de enzimas e hormônios e como componentes estruturais de alguns órgãos, tais como ossos e dentina nos dentes. São elementos que têm sua origem a partir do solo, sendo assim, os seres vivos não podem produzi-los. Para conseguirmos os sais necessários para nossa sobrevivência, uma alimentação adequada e balanceada é essencial. De acordo com a necessidade diária de cada sal mineral, podemos classificá-los em: macroelementos, Aqueles cujas necessidades diárias superam os 100 mg. Nesse grupo encontram-se:

Cálcio

O cálcio cuja sua função é atuar na formação de tecidos, ossos, e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo. Em caso de falta, provoca deformações ósseas e enfraquecimento nos dentes. As fontes alimentares que pode ser encontrado o cálcio são; queijo, leite, nozes, uvas, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha do caju.

Fósforo

O fósforo cuja função é atuar na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismo. Em caso de falta, provoca maior probabilidade de ocorrência de fraturas; músculos atrofiados alterações nervosa raquitismo e anemia. As fontes alimentares que pode ser encontrado o fósforo são; Carnes em geral: boi, frango, peixe e porco, Leite e derivados de leite como queijo, iogurte, requeijão, Ovo, Feijão e outros “feijões”, como: lentilha, grão de bico, ervilha e soja, Amendoim e preparações à base de amendoim, castanha de caju, nozes ou avelã.

Magnésio

O magnésio, cuja função é atuar na formação dos tecidos, ossos e dentes. Auxilia a metabolizar os carboidratos e, controla a excitabilidade muscular. Em caso de falta, provoca extrema sensibilidade ao frio e ao calor. Pode ser encontrado em alimentos como frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate e mel.

Enxofre

O enxofre tem a função de facilitar a digestão. É também desinfetante e participa do metabolismo das proteínas. Sua ausência não gera alterações. Podemos encontra-lo em alimentos como nozes, alho, cebola, batata, rabanete, repolho, couve-flor, agrião, laranja e abacaxi.

Sódio

O sódio impede o endurecimento do cálcio e do magnésio, o que pode formar cálculos biliares ou nefríticos e previne a coagulação sanguínea. Em caso de falta, pode causar câimbras e retardamento na cicatrização de feridas. No entanto, pode ser encontrado em todos os vegetais (principalmente salsão, cenoura, agrião e cebolinha verde), queijo, nozes e aveia.

Potássio

A principal função do Potássio, é atuar juntamente ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular. Contribui também com a formação das células. Sua falta causa diminuição da atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com