TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marmiferos

Por:   •  20/5/2015  •  Seminário  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

Mamíferos (clado Mammalia)

Características gerais dos mamíferos

    O Clado (classe) Mammalia, á qual pertencemos, reúne animais com as características exclusivas dos mamíferos são:

  • Presença de glândulas mamaria.
  • Corpos total ou parcialmente recobertos por pelos.
  • Dentes diferenciados em incisivos, caninos, pré-molares e molares.
  • Presenças de diafragma – uma membrana muscular que separa o tórax do abdome e que auxiliar na ventilação dos pulmões.

    Os mamíferos estão presentes em todos os ambientes e apresentam grande variação de tamanho e massa corpórea de 1,5 gramas (espécie de morcego) e ate 130 toneladas e 30 metros de comprimento (baleia-azul).

    A maioria dos mamíferos possui pelos alguns possuem o corpo parcialmente coberto, enquanto que outros possuem pelos por todo o corpo. Uma característica marcante dos mamíferos é a capacidade de brincar e os mamíferos tem capacidade de inteligência, memória e aprendizado maior que a dos outros vertebrados.

Sangue dos mamíferos

    O sangue dos mamíferos mantém sempre aquecido, ou seja, esta espécie possui uma temperatura corporal que independente da temperatura do meio externo.

Estrutura e fisiologia

Revestimento corporal e esqueleto

    A pele dos mamíferos apresenta uma apomorfia, isto é, uma novidade evolutiva típica do grupo: a presença de pelos. São filamentos epidérmicos constituídos de queratina compactada, formados no interior de folículos, similar em cada folículo, chamado de folículo piloso, abre uma glândula sebácea que lubrifica a pele e os pelos. Alem de proteção, os pelos servem como isolante térmico, contribuindo para manter a temperatura corporal. Na tela subcutânea que tem a presença de células que armazenam gordura (adipócitos), formando o panículo adiposo. Os mamíferos compartilham com os outros tetrápodes (anfíbios, repteis e aves) o mesmo padrão básico de organização do esqueleto, que é um forte indicio de nosso parentesco evolutivo com esses animais.

Sistema digestório

    A organização básica do sistema digestório dos mamíferos é semelhante em todos. O tubo digestório começa na boca, á qual segue a faringe, o esôfago, o estomago, o intestino delgado e o intestino grosso, que termina no ânus; e a estrutura varia dependendo do habito alimentar. De modo geral, o tubo digestório dos mamíferos herbívoros é mais longo e complexo que o dos mamíferos carnívoros; e os dentes dos mamíferos refletem claramente a adaptação á sua alimentação, de maneira que se pode deduzir o tipo da dieta de uma espécie pela observação de sua dentição.

Sistema respiratório, circulatório e excretor

    Todos os mamíferos respiram por meio dos pulmões; são ventilados pela ação dos músculos intercostais e do diafragma.

  • Pulmão dos mamíferos – são constituídos por milhões de minúsculas bolsas, os alvéolos pulmonares, aonde há grande quantidade de capilares sanguíneos; e aonde ocorrem as trocas gasosas.
  • Coração – possuir quatro câmaras (dois átrios (aurículas) e dois ventrículos separados); e com circulação dupla, semelhante a das aves.
  • Sistema excretor dos mamíferos – constituído por um par de rins, que removem do sangue a ureia e outros resíduos. A urina contendo a ureia é conduzida por um par de ureteres até a bexiga urinária, onde permanecer até a sua eliminação.

Sistema nervoso e sentidos

    O encéfalo dos mamíferos é o mais desenvolvido entre os animais. A região anterior, o cérebro, é volumosa e apresenta inúmeras dobras, que faz a área superficial seja muito grande em relação ao volume. É na camada mais superficial do cérebro, onde se localiza a maioria dos corpos celulares dos neurônios, onde ocorre o processamento das informações captadas pelos órgãos sensórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (391.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com