TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicamentos

Casos: Medicamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITUAÇÃO DA CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA

A expressão “Antropologia” deriva de duas palavras gregas:

anthropos

, que significa “homem” e

logos

, que significa “estudo”. Oobjeto de estudo da ciência antropológica é o HOMEM emsuas dimensões biológica e sociocultural. A antropologia é uma ciência que temcomo objetivo o conhecimento do homema partir do trinômio: Ciência Social, Ciência Humana e Ciência Natural (MARCONI; PRESOTTO, 2011, p. 1):1) A Antropologia - enquanto ciência social - temcomo proposta conhecer o homemenquanto indivíduo que interage emgrupos sociais organizados.2) A Antropologia - enquanto ciência humana - temcomo objetivo conhecer o homemno todo: as crenças, costumes, história e linguagens.3) A Antropologia - enquanto ciência natural - temcomo intenção o estudo da evolução humana.A Antropologia é o estudo do homemcompleto e temcomo premissa a compreensão da existência humana emsua expressão global, isto é, BIOPSICOCULTURAL. Nessa dimensão analítica, o objetivo é entender o homemcomo ser biológico pensante, como produtor de culturas e como participante da sociedade. Desse modo, pode-se afirmar que a ciência antropologia temcomo objetivo o (idem, 2011, p. 2):

(...) conhecimento completo do homem, o que torna suas expectativas muito mais abrangentes. Dessa forma, uma conceituação mais ampla a define como a ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento. Oseu interesse está no homemcomo umtodo – ser biológico e ser cultural -, preocupando-se emrevelar os fatos da natureza e da cultura. Tenta compreender a existência humana emtodos os seus aspectos, no espaço e no tempo, partindo do princípio da estrutura biopsíquica. Busca tambéma compreensão das manifestações culturais, do comportamento e da vida social.

Tambémpara o estudioso Edgar Morin (2000, p. 145-146), o homemnão pode ser visto separado ou fragmentado, à medida que o homemé umsistema complexo: cérebro, genética e cultura. Segundo o pensador, o sistema sociocultural atualiza as competências do cérebro:

Oecossistema controla o código genético (a seleção natural, que nós consideramos como umaspecto da interação natural complexa), co-organiza e controla o cérebro, o qual condiciona a sociedade e o desenvolvimento da complexidade cultural. Osistema sociocultural atualiza as competências do cérebro, modifica o ecossistema e desempenha mesmo o seu papel na seleção e na evolução genética.

Nessa perspectiva, o objetivo da antropologia não é dividir o homememnatureza e cultura, mas apreendê-lo como “homemtotal”, tal como sugeriu o antropólogo francês Marcel Mauss. Nessa perspectiva, o ser humano é, ao mesmo tempo, biológico, psicológico e sócio-histórico. Segundo Rocha e Tosta (2009, p. 29-30), somente emtempos recentes é que a ciência antropológica parece resgatar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com