TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Monografia -Luz

Pesquisas Acadêmicas: Modelo Monografia -Luz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo tem como objetivo o entendimento do bairro onde será inserido um Museu Arte Contemporâneo, mostrando as relações com o entorno e edificações de importância na região caracterizada por edificações de valor histórico e escala monumental.

O levantamento consistiu em verificar quais os pontos de importância do bairro e seus respectivos usos com mapas de localização, além de pesquisas nos arquivos eletrônicos dos locais e em livros que contassem a história do bairro além de utilizar levantamentos fotográficos feitos pelo autor e armazenados nos últimos cinco anos.

Assim, a intenção de um Museu de Arte Contemporânea parte do entendimento de ser um bairro de base cultural de diversos seguimentos e que uma nova edificação de cunho cultural, mas levando para o bairro mais uma vertente dessa cultural para que possa alcançar o maior numero de “culturalistas” no bairro.

Histórico do bairro da Luz

Na sua origem, o bairro da Luz, (Fig.01) pertencente hoje ao distrito do Bom Retiro, localizado na cidade de São Paulo era um vasto terreno pantanoso conhecido como Campo do Guaré ou Caminho do Guarepe (matas em terras molhadas, em tupi guarani, porque em épocas de chuva os rios Tamanduateí e Tietê transbordavam e inundavam a região), o antigo caminho do Guaré abrigava fazendas, onde o gado andava solto pelos pastos. Mas, com o desenvolvimento do local, os pântanos foram aterrados, dando inicio ao processo de urbanização.

A ocupação ocorreu no período em que eram distribuídas datas e terras abandonas pela metrópole aos colonizadores portugueses. Em 1583, Domingos Luiz – o “Carvoeiro” por trabalhar na produção do carvão – recebeu uma dessas, onde ergueu uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Luz, sua santa de devoção, dando origem ao atual nome do bairro.

Em 1860, iniciou-se a construção da Estação da Luz e logo depois, nas suas proximidades, a Estação Sorocabana, o que gerou profundas mudanças no bairro. A área se valorizou e o comercio se diversificou com o intuito de atender os viajantes.

O bairro da Luz se caracterizou, juntamente como o bairro de Campos Elíseos , para a elite paulistana da época que freqüentavam o Jardim da luz.

Na década de 1880, a Luz já se tornara a porta de entrada para figuras importantes da época e imigrantes. Naquela época, o bairro tornou-se referência das transformações que ocorriam no Estado e o País. Após ser inaugurada, a estação trouxe luxo aos arredores, onde já reinava o Jardim da Luz, inspirado nas arquiteturas inglesa e francesa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com