TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monocotiledôneas e Dicotiledôneas

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Estadual Do Mato Grosso do Sul

 Agronomia- Unidade universitária de Cassilândia

             

          TRABALHO MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL

Docente: Prof. Dr. Flavio Ferreira da Silva Binotti

Discentes: Daniel Henrique Rodrigues Santana

Eduarda Fernanda Nascimento

Gabrielle Kalini dos S. Borges

Giovanni Pinto Teixeira Boneti

Izadora Araujo Oliveira

Cassilândia – MS

2017

Introdução: O Brasil se encontra atualmente como terceiro maior produtor do mundo da cultura do milho ( Zea mays L.), dentre as principais culturas ocupa uma área com aproximadamente 14 milhões de hectares. O milho é a principal fonte de alimento nutritivo para criações, especialmente na criação de aves e suínos, seja como ração ou como silagem de plantas inteiras e grãos úmidos. Possui grande importância na alimentação humana, substituindo o trigo, além de uma vasta variedade de produtos industriais, como álcool, óleo e bebidas.

No país, é cultivado praticamente na maioria das regiões e o teor produtivo aumentado a cada ano, porém, o país ainda atua como importador deste cereal, dentre outros. Apesar de sua fácil adaptação a diferentes regiões, o seu rendimento é relativamente baixo, com aproximadamente 2.000 kg ha -1, comparado com os Estados Unidos detentor do maior índice de produtividade mundial, próximo de 8.000 kg ha -1. A falta de tecnologia, aliada a indevidas condições ambientais, ausência de assistência técnicas, são fatores que corroboram para principais causas desse fato. (EMBRAPA,2011).

A soja cultivada cultiva pelos ancestrais, eram plantas rasteiras desenvolvida na costa leste da Ásia, nas margens do rio Yangtse, na China. O aparecimento começou de cruzamentos de plantas oriundas, entre duas espécies de soja selvagem, que foram domesticada e melhorada por cientistas da antiga china (EMBRAPA, 2012)

São consideradas uma das plantas mais antigas, que se espalhou por meio de viajantes ingleses e imigrantes japoneses e chineses. No Brasil seu aparecimento se deu nos anos 70, por conta da grande quebra da safra da Rússia e a dificuldade do suprimento do Estados Unidos na demanda mundial. A produção da soja do Brasil ultrapassou a China, segunda maior produtora mundial. Ficando atrás somente dos Estados Unidos, que é o primeiro produtor até nos dias de hoje. (MISSÃO, 2006).

A soja no Brasil começou a ser cultivada no estado da Bahia em meados de 1882. (BLACK, 2000). Chegando em São Paulo por imigrantes japoneses, em 1914 foi introduzida no Rio Grande do Sul trazendo as variedades dos Estados Unidos, onde teve uma melhor adaptação as condições climáticas, principalmente em relação do fotoperiodo, (BONETTI, 1981).

Atualmente no Brasil o cultivo da soja abrange uma área plantada de mais de 24,2 milhões de hectares, produzindo 75 milhões de toneladas, com uma produtividade de 3,1 toneladas por hectare (CONAB, 2012)

Segundo Vencato et al., 2010. O Brasil é o país que apresenta a maior capacidade de multiplicar sua atual produção, comparado aos demais grandes produtores mundiais, tanto pelo aumento da produtividade, quanto pelo potencial de expansão da área cultivada. Até 2020, a produção brasileira deve ultrapassar a barreira dos 100 milhões de toneladas, podendo assumir a liderança mundial na produção do grão

Classificação dicotiledônea e Monocotiledônea

                                                          MONOCOTILEDÔNEAS:

  1. Raiz

 Classificação da raiz quanto à origem: O milho (zea mays)  é uma planta de raiz adventícia, pois a primeira raiz originada da radícula vive por um curto período de tempo, sendo assim composta por raízes adventícias com origem em vários meristemas.  

Classificação da raiz quanto ao habitat: Subterrânea isto é desenvolve abaixo da superfície do solo, e é fasciculada ou em cabeleira, pois não distinguimos uma raiz principal, seja pela posição ou pelo desenvolvimento.

  1. Caule

Classificação do caule quanto ao habitat: O caule do milho ele é aéreo e denominado colmo, pois é cilíndrico, com nós e entre nós bem marcantes, podem ser cheios ou ocos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (578.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com