TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monossacarídeos

Resenha: Monossacarídeos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Resenha  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

xoses são monossacarídeos formados por uma cadeia de seis átomos de carbono. Sua fórmula geral é C6H12O6. Sua principal função é produzir energia. Um grama de qualquer hexose produz quatro quilocalorias de energia. As mais importantes do ponto de vista biológico são: glicose, galactose e frutose.

Aldose  Carboidrato composto de uma única unidade sacarídica que se caracteriza pela presença de um conjunto de carbonilo terminal.

São monossacarídeos que têm como base um grupo aldeído ( H-C=O) e álcool (-C-OH). Ex: glicose.

A cetose foi identificada pelo Dr. Alfred Bauer em 1962 e é um estágio no catabolismo que ocorre quando o Fígado converte gorduras em ácidos graxos e corpos cetônicos, que podem ser usados pelo corpo para energia.

Muitos consideram a cetose como uma situação biocelular anormal causada pela presença de corpos cetónicos ou cetônicos no sangue. A dengue e a diabetes não controlada podem produzir cetose.A cetose acontece quando o organismo usa os depósitos de gordura como fonte energética (quando não há mais glicogênios).A cetose é induzida por dietas sem carboidratos, como a dieta das proteínas.

A sacarose (C12H22O11), também conhecida como açúcar de mesa, é um tipo de glícido formado por uma molécula de glicose e uma de frutose produzida pela planta ao realizar o processo de fotossíntese. O amido, ao ser digerido, nunca passa a ser sacarose — ele passa sempre a ser maltose.

Lactose (Galactose β-1,4 glucose) é um tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar presente no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.

O leite humano contém de 6-8% e, o de vaca, de 4-6%. É hidrolisada pela ação da lactase, uma beta-galactosidase sendo considerada portanto como um beta-galactosídeo. É fracamente doce. As leveduras não a fermentam, mas podem ser adaptadas para fazê-lo. Lactobacilos a transformam em ácido lático.

Maltose é a principal substância de reserva da célula vegetal, é também a junção de duas moléculas de glicose. Ao realizar a digestão o amido passa a ser primeiramente maltose e depois glicose.

A Maltose é encontrada em vegetais, e tem função energética.

A maltose é formada por duas moléculas de glicose, sendo encontrada em grande quantidade nos cereais, principalmente no malte (matéria prima da cerveja). É o produto imediato da hidrólise do amido pela alfa-amilase.

Em química, a ligação glicosídica é uma ligação covalente resultante da reação de condensação entre uma molécula de um carbohidrato com um álcool, que pode ser outro carbohidrato.

Especificamente, o que ocorre é combinação da hidroxila de um carbono anomérico (Carbono ligado ao oxigenio central e a uma hidroxila livre) de um monossacarídeo ( grupo hemiacetal) com a hidroxila de um álcool ou com a hidroxila de qualquer carbono de outro monossacarídeo, produzindo água. As valências livres de ambas as moléculas se unem produzindo a ligação glicosídica (-O-).

Hidrólise é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com