TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mutações

Por:   •  10/3/2018  •  Resenha  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

Mutações (Julea)

As mutações geralmente são associadas a coisas ruins, mas como veremos a seguir não é bem assim.

Mutações são alterações no material genético, que podem trazer prejuízos, mas também podem trazer benefícios para a adaptação do indivíduo.

Mutação é uma alteração no material genético que pode ser classificada em Genética (ou gênica) e cromossômicas, e antes de estudarmos elas detalhadamente, precisamos relembrar alguns aspectos importantes como:

Células somáticas, são as células gerais do nosso corpo que não possuem relação com gametas e não passam a mutação para seus filhos;

Células germinativas são células que um dia se tornarão gametas e realizarão a meiose podendo passar tal mutação a seus filhos e causar variabilidade genética (o que interfere na adaptação e evolução das espécies);

Mutação silenciosa é quando há uma alteração do DNA, porém não afeta a produção da proteína

Cromossomos autossomos são os de 1 a 22 que são os cromossomos que não possuem ligação à sexualidade

Cromossomos Sexuais, são os cromossomos X ou Y que definem o sexo do indivíduo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mutações Gênicas: (Lucas)

São mudanças que ocorrerão no DNA, tais mutações ocorrerão quando mudarmos uma ou mais bases nitrogenadas do DNA

(Bases nitrogenadas: Adenina que se liga à Timina, e Citosina com Guanina).

Essas mutações podem ser divididas em:

Adição ou Subtração, que será quando coloca-se ou se tira uma ou poucas bases nitrogenadas, o que pode ou não alterar o produto final (proteína) ou até mesmo inativando-a.

     Ex:

Substituição, será a troca de uma base purina (Adenina ou Guanina) por outra purina ou uma pirimidina (Citosina e Timina) por outra pirimidina, essa mutação possui muitas variações, das quais é importante falar das:

     Mutação silenciosa, acontece por que um aminoácido pode ser produzido por mais de uma sequência,

     Ex: Aminoácido Prolina, que pode ser produzido por CCA, CCC, CCG, CCU, onde se mudarmos a última letra não alterará a produção do aminoácido.;

     Mutação missense ,de alteração ou de perda de sentido, pois existem mutações que alteram a proteína, já que haverá a substituição de um aminoácido por outro, o que altera a forma e a função da proteína.

     Ex: Anemia Falciforme;

     Mutação Neutra, acontece porque ao se alterar a letra e o aminoácido  podemos não alterar ou não perder a proteína, já que certos lugares da molécula podem não ser tão essenciais para seu funcionamento.

     Ex: Insulina, que está presente nos animais vertebrados e possui uma molécula diferente ao se analisar 2 espécies, o que não prejudica a proteína;

     Nonsense ou Sem Sentido, é aquela mutação que gera um dos 3 códons de parada (UAA, UAG ou UGA), onde o produto desta tradução será instável e sofrerá degradação, o que pode levar a uma condição letal.

Como sabemos, as mutações ocorrem por erros ocasionados na duplicação do DNA, que podem acontecer ao acaso ou serem influenciados por fatores do ambiente (Raios X, Raios UV, Substâncias do fumo, etc).

Os efeitos delas podem ser dos mais variados.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Disjunção e Não-Disjunção (nicolas)

A disjunção nada mais é do que o processo normal de divisão celular que ocorre na mitose ou na meiose, na mitose uma célula originará 2 com o mesmo número de Cromossomos (iguais), já na meiose uma célula formará 4 com metade dos cromossomos da original.

Exemplo meiose normal, vai tá no cartaz então fica esperto

Não-Disjunção é quando devido à algum erro na hora de distribuir os cromossomos  para as células filhas na divisão celular, as cromátides irmãs não se separam, originando assim gametas com números alterados de cromossomos, ou os chamados gametas anormais.

Exemplo da meiose I e meiose II com erro também vai tá no cartaz, é melhor tu ficar esperto.

Importante: O desenho não representa todos os cromossomos do cariótipo, apenas 1/ 2 para facilitar o entendimento dos alunos, assim a não-disjunção formará gametas com 23 cromossomos mais aquele que não se separou, ou seja, 24 (N+1), já as outras células ficaram sem esse cromossomo, onde elas não possuirão nenhum par/exemplar de tal e elas terão 23 cromossomos menos 1 que foi pra outra célula, ficando assim 22 (N-1)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(Duda)

Mutações Cromossômicas: Como o próprio nome já diz, são mutações/anomalias que ocorrerão nos cromossomos, sendo classificadas em 2 tipos:

Numéricas, são mudanças onde ocorrerá uma alteração na quantidade de cromossomos, com as variações de aneuploidias (que é quando o indivíduo recebe/perde apenas alguns cromossomos), e euploidias (que é quando o indivíduo recebe um lote inteiro de cromossomos, não ocorrendo em animais, apenas em plantas, e gera o que conhecemos como triploidia, monossomia,etc).

Um fato importante sobre esta mutação é que ela ocorre por um erro causado durante a separação dos cromossomos (Anáfase da mitose ou meiose), porém é mais comum na meiose, e com isso, pode gerar gametas com cromossomos a mais ou a menos. Ex:(N-1); (N+1).

O problema só começa quando o gameta se encontra com outro gameta e se torna um zigoto que também terá problemas na quantidade de cromossomos.

Síndromes que pode causar:

Down (Trissomia do 21);

Pateu (Trissomia do 13);

Edwards (Trissomia do 18);

Klinefelter (Trissomia dos sexuais XXY);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com