TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método Swab

Artigos Científicos: Método Swab. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  1.677 Visualizações

Página 1 de 2

2. OBJETIVO

Obter crescimento de micro-organismos nas superfícies escolhidas, pelo método swab.

3. INTRODUÇÃO

O Swab é um bastonete contendo algodão nas extremidades. A técnica do método swab consiste em umedecer o swab em solução estéril, friccionando sobre uma superfície a ser analisada. A seguir, pode ser plaqueado no meio adequado, tendo como resultado um crescimento de micro-organismos, sendo eles fungos e bactérias.

Este método pode ser empregado para avaliar vários tipos de superfícies, como por exemplo: cantos, bancos, bebedouro de água, maçaneta, celular, moeda, sola de sapato, fio de cabelo, ambiente, entre outros. É uma técnica simples e rápida que necessita de poucos recursos obtendo resultados satisfatórios.

Os meios de culturas são preparações químicas que possuem em sua formulação nutrientes necessários para que os micro-organismos possam se multiplicar, permitindo-se seu estudo e análise.

O meio de cultura PCA (Plate Count Agar) permite o crescimento de bactérias, já o meio de cultura AS (Sabouraud) permite o crescimento de fungos.

4. MATERIAIS E MÉTODOS

4.1 Materiais

• Swab

• Placa de Petri com meio Sabouraud (AS)

• Placa de Petri com meio PCA

• Água estéril

• Tubo de ensaio

• Bico de Bunsen

• Estante para tubo de ensaio

• Estufa

4.2 Métodos

Escolheram-se quatro superfícies diferentes para serem utilizadas como meio de estudo, sendo elas: descarga, sola de sapato, vidro de sabonete e balcão da recepção.

Pegou-se o swab e umidificou-se em água estéril passando-se pela descarga, em seguida inoculo-se na placa de Petri contendo o meio PCA e na outra placa contendo o meio Sabouraud (AS). O mesmo procedimento realizou-se para as três superfícies citadas acima, porém a inoculação ocorreu-se em torno da área asséptica.

Para as placas de Petri já inoculadas com o meio PCA, incubou-se a 35º C por 48 horas na estufa. Incubaram-se também as placas de Petri com o meio Sabouraud a 25º C por três a cinco dias.

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados foram satisfatórios, pois nas placas que continha o meio PCA cresceram bactérias. Já na placa que continha o meio AS cresceram fungos. A figura abaixo ilustra o crescimento das superfícies analisadas.

PCA AS

Figura 1: Resultado do crescimento de micro-organismos

Tabela 1: Resultados obtidos

PLACA SUPERFÍCIE MEIO SABOURAUD (AS) MEIO PCA

1 Descarga 46

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com