TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEOPLASIO

Trabalho acadêmico: NEOPLASIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A neoplasia, também chamado de câncer, é uma doença de células, caracterizado por uma alteração no controle e na diferenciação de células. Esse descontrole, provoca uma proliferação excessiva formando um acumulo dessas células constituindo tumores, primeiramente local, mas que podem infiltrar outros tecidos adjacentes.

No interior dos tumores existem células-tronco tumorais, que possuem a capacidade de proliferarem sem controle, essas células podem sair dos tumores e migrarem para vários outros órgãos, se instalando e colonizando esse novo tecido, o fenômeno de disseminação desse tumor chama-se de metástase.

Para o tratamento do câncer pode ser: cirúrgico, radioterápico e quimioterápico, esse tratamentos podem ser associados. A seguir estão descritas algumas classes farmacológicas utilizadas no tratamento quimioterápico das neoplasias.

1 - AGENTES ALQUILANTES

Sub-Classes:

- Mostardas nitrogenadas;

- Etileniminas e Metilmelaminas;

- Alquilsulfonatos;

- Nitrossouréias;

- Triazenos.

Mecanismo de Ação

Os agentes alquilastes exercem sua atividade farmacologia ao inserirem elementos eletrófilos, grupamentos alquilas, em componentes celulares. A interação desses elementos eletrófilos com a fita de DNA no núcleo da célula neoplásica impedem a separação dos dois filamentos de DNA na dupla hélice, provavelmente é principal interação que leva a morte celular.

Efeitos Adversos

A maioria dos agentes alquilastes causam toxicidade dos elementos da medula óssea, levando a uma baixa produção dos elementos figurados do sangue, levando a uma anemia devida a baixa de hemácias e a uma imunossupressão devido a baixa de células de defesa. Outro efeito adverso é a atividade tóxica nas células da mucosa, levando a ulcerações principalmente oral e intestinal além da alopecia (queda de cabelos). A associação de ulceras intestinais e a imunossupressão pode levar a quadros infecciosos podendo resultar em sepse. Os agentes alquilastes também possuem a característica de hepato- toxidade, cardiotoxidade, toxidade renal.

Mecanismo de Resistência

A resistência aos agentes alquilastes estão relacionados a grande capacidade das células neoplásicas de sofrerem alterações genéticas, cujas as principais são:

I - Alteração nos transportadores responsáveis em levar os fármacos para dentro da célula através do transporte ativo;

II - Aumento da produção de substâncias nucleofílicas que se conjugariam com as substâncias eletrofilicas decorrentes dos agentes alquilastes;

III - Maior atividade da enzima que fazem o reparo do DNA;

IV - Aumento do metabolismo dos agentes alquilastes pela glutationa S- transferase.

PRINCIPAIS FARMACOS DAS SUB CLASSES

- Mostardas Nitrogenadas

* Mecloretamina

Utilizado na doença de Hodgkin e nos linfomas não-Hodgkin;

Apresenta manifestações tóxicas agudas que são: náuseas, vômitos além dos já citados anteriormente que são mielossupressão, outra característica da Mecloretamina é a acentuado endurecimento e hipersensibilidade no local da aplicação quando esse fármaco é extravasado no tecido.

* Ciclofosfamida

Utilizado nas leucemias linfocíticas agudas e crônicas, doença de Hodgkin, linfomas não-Hodgkin, mieloma múltiplo, câncer de mama, ovário, colo de útero, de testículo e sarcomas de tecidos moles;

Apesar de apresentar as manifestações clássicas dos agentes alquilastes, essa substância apresenta uma menor trombocitopenia, enquanto a alopecia é mais pronunciada.

* Cisplatina e Carboplatina

Exerce boa atividade nos cânceres do ovário, testículos e vesical;

A Cisplatina provoca pouco efeito sobre a medula óssea, mas os efeitos tóxicos renais são mais proeminentes.

- Etileniinas e metilmelaminas

* Hexametilmelamina

Utilizado no câncer de ovário.

* Tiotepa

Utilizado no câncer de bexiga, mama e ovário

- Alquilsulfonatos

* Bussolfano

Utilizado na Leucemia granulocítica crônica.

- Nitrossouréias

Uma característica marcante dos Nitrossouréias é a sua característica altamente lipossolúvel, atravessando facilmente a barreira hematoencefálica.

* Carmustina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com