TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neonato A Termo

Trabalho Escolar: Neonato A Termo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  4.287 Palavras (18 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO PORTAL DO SERTÃO

Características do RN normal

Para cuidar do recém-nascido, a enfermeira necessita estar ciente do desenvolvimento do bebê ao nascer, das várias transformações adaptativas que ele necessariamente precisará sofrer para ajustar-se à vida extra-uterina e de suas necessidades durante este período de adaptação.

Adaptações biológicas no período neonatal:

No útero materno, o feto dispõe de todas as condições imprescindíveis para seu desenvolvimento e sobrevivência. É mantido em uma temperatura ótima e uniforme e protegido contra esforços e danos. Quando nasce, o bebê emerge subitamente de um meio bastante protetor para um outro totalmente diverso. Para sobreviver, deve imediatamente, começar a viver como um ser independente que necessita primeiramente estabelecer ventilação pulmonar adequada e outras adaptações circulatórias acentuadas.

A partir do nascimento até os 28 dias após o nascimento estabelece-se o período Neonatal, período este em que o RN passa por intensas mudanças adaptativas inerentes à esta fase, especialmente nas primeiras 24h de vida, também chamado de período de transição, na qual o RN realiza adaptações fisiológicas necessárias à transição da vida fetal à vida extra-uterina. As alterações mais importantes e intensas ocorrem imediatamente após o nascimento até a segunda semana de vida, prosseguindo em um ritmo mais lento nos meses seguintes.

Muitas alterações adaptativas são necessárias à vida extra-uterina, mas as do aparelho respiratório e sistema circulatório são de importância capital e devem ser rápidas e radicais. As alterações na função de todos os outros sistemas corporais vão ocorrendo simultaneamente às varias adaptações esperadas.

Os riscos que o recém-nascido corre no nascer e durante a sua adaptação à vida extra-uterina podem ser antecipados e minimizados, bastando para isso prestar assistência de Enfermagem dirigida no sentido de propiciar as condições mais favoráveis possíveis ao funcionamento normal, com um mínimo de esforço.

Características anatômicas:

O RN apresenta uma mobilidade incordenada: move todos os braços e pernas, vira-se, torce-se e treme. No sono, cessam todos esses movimentos. Chora ativamente quando está com fome e na presença de estímulos externos.

Atitude:

A atividade do RN lembra a posição fetal intra-uterina.

a) Nas apresentações cefálicas: os membros inferiores e superiores estão em semi-flexão e apresentam posição recurvada.

b) Nas apresentações pélvicas: os membros inferiores estão em extensão, aplicados para diante do corpo, vindo os pés a tocar a cabeça.

c) Nas apresentações de face: a cabeça está em hiperextensão, bastante reclinada para trás, postura recurvada em sentido contrário ao normal.

Cabeça:

a) Volume: o crânio do RN se destaca por suas proporções em relação ao restante do corpo. O perímetro cefálico mede mais ou menos 35cm e é 2cm maior do que o perímetro torácico (fórmula para avaliação do perímetro cefálico: metade do comprimento + 10).

b) Forma: é bastante comum a forma ovóide. Sua morfologia sofre alterações ao passar pelo canal cervical, provocando acavalgamento das tábuas ósseas. São observados três tipos de sutura na junção desses ossos: frontoparietais, biparietais ou mediana e occiptoparietais. Ainda pode-se constatar a presença de Bossa Serossanguinolenta, que se apresenta como uma bolsa de secreção serosa que se forma sob o couro cabeludo do feto, em conseqüência do atrito com estruturas materna durante o parto.

c) Fontanelas ou Moleiras: são localizadas na cabeça do RN, através da palpação. As principais são em número de duas: anterior ou bregmática e posterior ou lambidóide. São conceituadas como espaços cartilaginosos entre as tábuas ósseas, que facilita o trabalho de parto, permitindo o amoldamento do crânio, conforme o canal vaginal, protegendo também o cérebro do RN e permitindo o crescimento acentuado do cérebro no período fetal até a pós-natal.

Face:

A face do RN é pequena em relação ao crânio. Pode apresentar-se demasiada, com marcas conseqüentes do parto, que regridem em poucos dias.

a) Assimetria: consiste na apresentação desigual do rosto, ou seja, um lado da face é maior do que o outro, devido à posição defeituosa na vida fetal ou como resultado de manobras obstétricas.

b) Olhos: permanecem fechados, a maior parte do tempo, nos primeiros dias. As pálpebras apresentam-se, freqüentemente demasiadas. As conjuntivas podem apresentar pequenos pontos hemorrágicos, sem significado clínico. Os supercílios e cílios são pouco nítidos, de fios curtos e delgados. O estrabismo é comum e pode persistir até o sexto mês de vida.

c) Orelhas: são móveis e moldáveis; sua inserção deve estar ao redor da linha ocular.

d) Nariz: apresenta ponta arredondada e a base achatada.

e) Boca: o RN apresenta, normalmente, hipossalivação. Os lábios mostram o Tubérculo Labial no meio do lábio superior, bem desenvolvido. As gengivas são de coloração pálida e sua borda livre pode ser serrilhada.

Pele:

Existem particularidades na pele do RN que identificam este período:

Vernix Caseosa: produto de secreção da pele durante a vida intra-uterina, recobre e protege a pele contra a maceração pelo líquido amniótico. Favorece o deslizamento do corpo na hora do parto e mantém a temperatura corporal da criança após o nascimento. Alguns autores descrevem como sendo constituída de glicerina, gorduras, matérias protéicas e colesterina, pêlos e resíduos epidérmicos. A película lipóide é reabsorvida nas primeiras horas de vida.

Cor: a coloração da pele do RN é variável. Quando nasce, este apresenta uma cor fracamente avermelhada (Eritrodermia Neonatal). Essa coloração se dá devido ao número excessivo de glóbulos vermelhos na circulação e tende a diminuir esta coloração, devido a má circulação periférica em conseqüência da diminuição do retorno venoso ; apresentam cianose transitória que desaparecem com o aquecimento.

Manchas:

Pode apresentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com