TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Biorreator e Liofilização

Por:   •  28/3/2017  •  Resenha  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

Cultivo em grande escala/Preservação de microrganismos

Denominam-se "biorreatores", "reatores bioquímicas", ou ainda "reatores biológicos", os reatores nos quais ocorrem uma série de reações químicas catalisadas por "biocatalisadores". Esses biocatalisadores podem ser enzimas ou células vivas (microbianas, animais ou vegetais). Os biorreatores vêm sendo amplamente utilizados em microbiologia para a produção industrial de uma grande diversidade de produtos, tais como enzimas, antibióticos, vitaminas, ácidos orgânicos, solventes, ou ainda no tratamento de resíduos orgânicos industriais ou domésticos.

A capacidade dos biorreatores é bastante variável, conforme o processo em questão, podendo-se distinguir três grandes grupos no que se refere à escala de produção industrial. Reatores da ordem de algumas centenas de litros até 1 a 2 m3 de capacidade, são empregados no cultivo de microrganismos patogênicos, ou para o crescimento de células animais ou vegetais, em geral objetivando a produção de produtos ligados à área de saúde. Uma escala intermediária, na qual se opera com reatores da ordem de algumas dezenas de metros cúbicos até 100 a 200 m3; é especialmente empregada na produção de enzimas, antibióticos e vitaminas. Finalmente, para processos que exigem poucos ou até mesmo nenhum cuidado de assepsia, como é o caso da fermentação alcoólica ou do tratamento biológico de resíduos, pode-se atingir reatores com alguns milhares de metros cúbicos de capacidade

        

A liofilização é uma técnica que permite a preservação de microrganismos por longos períodos de tempo. Durante a liofilização (congelamento-dessecação), uma suspensão de micro-organismos é rapidamente congelada em uma faixa de temperatura de –54°C a –72°C, e a água é removida por alto vácuo (sublimação). Ainda sob vácuo, o container é selado, derretendo o vidro com uma chama de alta temperatura. O pó obtido desse processo, contendo os micro-organismos sobreviventes, pode ser armazenado por anos. Os organismos podem ser reativados a qualquer momento por hidratação com um meio nutriente líquido apropriado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com