TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dinoflageladas

Por:   •  9/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

                                                           DINOFLAGELADOS

Os dinoflagelados são os representantes do Filo Dinoflagellata do Reino protista. A maior parte das espécies pertence ao plâncton marinho (mais especificamente do fitoplâncton), mas são também comuns em água doce. O pigmento xantofila peridinina é responsável pela cor marrom-avermelhada para a espécie.

Nutrição  

Os dinoflagelados podem ser fotoautotróficos pigmentados ou heterotróficos incolores, mas algumas espécies pigmentadas apresentam os dois tipos de nutrição. Normalmente a presa é capturada pelos pseudópodes do organismo e ingerida por uma abertura oral associada ao sulco flagelar longitudinal. Analisando melhor, em torno de 50% das espécies não possuem aparato fotossintetizante (plastídios) e são heterótrofas. Por isso, muitas vezes a nutrição ocorre por ingestão de partículas sólidas ou pela absorção de compostos orgânicos dissolvidos. A alimentação de alguns dinoflagelados ocorre por meio da projeção de uma estrutura tubular (conhecida como pedúnculo) que suga a matéria orgânica para dentro da célula. Ao termino da alimentação este pedúnculo é recolhido para dentro da célula. Além que 20% possuem uma toxina capaz de paralisar a vias respiratórias dos peixes causado assim suas mortes e com isso o ganho do material orgânico. 

Reprodução

Muitos dinoflagelados possuem células vegetativas haploides, (com exceção do Noctiluca, que parece ter células vegetativas diplóides) e se reproduzem principalmente por divisão celular longitudinal. A Reprodução Assexuada cada célula receberá um dos flagelos e uma porção da teca. Em seguida cada célula filha reconstitui as partes que faltam em sua sequência intrincada. Já a Reprodução Sexuada, ocorre através da fusão de duas células haploides que formará uma célula diploide, e a partir daí a célula com sua teca celulósica crescem. Na sequência, haverá a transformação das células diploides em cistos fossilizáveis (encistamento), que encerram o material celular e constituem a fase imóvel do ciclo. Após o encistamento, a parede celulósica se desagrega e o cisto é sedimentado. Em condições ambientais favoráveis, o protoplasma sai do cisto (excistamento) através de uma abertura chamada arqueopilo e reinicia-se o ciclo com a formação de novas células móveis.[pic 1]

Locomoção

Deslocam-se através de flagelos eucarióticos e alem disso apresentam uma estrutura chamada teca, que remete a velas por ajudar na flutuação em mares abertos.

Maré Vermelha 

Trata-se de um fenômeno ecológico, que é um desastre ambiental o que muitos acham lindo, porém tudo que entra em contato com a faixa que, por exemplo, podem ver na foto abaixo do texto, morre com a liberação de uma toxina liberada pelas dinoflageladas.

Por que ocorre?

Ocorre quando o nível de salinidade aumenta, com isso então significando dejetos de esgotos sendo liberados no local, além do aumento da temperatura com esses fatores há um aumento populacional dessas algas no local que liberam grande quantidade de  toxina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (120 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com