TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REINO ANNELIDA

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

REINO ANNELIDA

Annelida (do latim annellus, pequeno anel + ida, sufixo plural) é um filo de animais portadores de metâmerossegmentados, o qual são divididos em três grupos: Polychaetas (muitas cerdas), Oligochaeta(poucas cerdas) e Hirudinea (ausência de cerdas).

Os anelídeos são chamados assim por terem seu corpo dividido em segmentos, ou seja, é dividido em anéis. O animal mais popular do filo dos Annelida é a minhoca. Ele não, entretanto, constituído exclusivamente por ela. Entre outros, estão inseridos nesse grupo os poliquetas e as sanguessugas. Os anelídeos são divididos em duas classes: Polychaeta e Clitellata, que é constituída pelas sub-classes Oligochaeta e Hirudinea.

Recentemente, alguns grupos que antes eram considerados filos independentes foram aceitos entre os anelídeos. Isso inclui Echiura, Sipuncula e um grupo constituído pelos filos antigos Pogonophora e Vestimentifera (= Siboglinidae). Embora hoje saibamos que eles são anelídeos altamente modificados, esses grupos são tão diferentes que receberam uma descrição detalhada ao fim deste capítulo. Hoje em dia, a classificação geral dentro do filo Annelida também tem passado por revisões significativas e ainda precisa ser estabelecida em definitivo. Análises de filogenética molecular e filogenômica demonstraram que os agrupamentos taxonômicos baseados na morfologia são inválidos em muitos casos. Tradicionalmente, os anelídeos eram divididos em três classes. Polychaeta constituíam o grupo mais numeroso e diversificado, enquanto os outros dois eram Oligochaeta (ou minhocas e seus parentes) e sanguessugas (Hirudinoidea ou Hirudinea). Hoje em dia, não restam dúvidas de que o parente mais próximo dos hirudinóideos é o grupo Lumbriculidae de água doce – um táxon que está incluído entre Oligochaeta, e essas classes mais antigas (Hirudinoidea e Oligochaeta) hoje são conhecidas como Clitellata, um táxon. Além disso, estudos demonstraram que Clitellata se originaram dentro das poliquetas, tornando o termo “Polychaeta” sinônimo de Annelida.

O corpo dos anelídeos é formado por quatro regiões: uma região pré-segmentar derivada da episfera larval; a região do prototróquio ao redor da boca; os segmentos corporais repetidos sequencialmente; e o pigídio posterior. A episfera (ver seção sobre Reprodução e Desenvolvimento) transforma-se no prostômio pré-segmentar, enquanto o prototróquio e a região oral originam o peristômio, região que circunda a boca. A segmentação corporal dos anelídeos é conhecida como metamerismo. A extremidade posterior extrema do corpo é o pigídio, que abriga o ânus e comumente tem alguns cirros. Como o prostômio, o pigídio não é segmentado e pode perfeitamente conter resquícios do corpo larval. A partir desse esquema básico, constrói-se a enorme diversidade de formas corporais encontradas nos anelídeos. A maioria dos anelídeos apresenta metamerismo e corpos cilíndricos acentuadamente alongados. Esses animais são triploblásticos, têm intestino completo e celoma espaçoso. As exceções com respeito ao metamerismo são os sipúnculos e os equiúros, nos quais isso é perdido. Em outros grupos, como os hirudinóideos e os mizostomídeos, o celoma é reduzido. O trato digestivo (perdido por alguns clitelados e por todos os siboglinídeos) está separado da parede corporal pelo celoma, com exceção daqueles em que a cavidade corporal foi secundariamente reduzida.

A visão atual da filogenia dos anelídeos traz a hipótese de que Oweniidae, Magelonidae, Chaetopteridae e Amphinomida formem um grado basal de quatro grupos principais e de que, no geral, sejam anelídeos homônomos, o que sugere que essa seja a condição primitiva do filo. Muitos outros, particularmente as formas tubícolas, têm grupos de segmentos especializados para diferentes funções e, por isso, são heterônomos. A especialização dos grupos segmentares (heteronomia) contribuiu expressivamente para a diversidade morfológica dos anelídeos. As propriedades hidráulicas das diversas configurações do celoma possibilitaram modificações correspondentes dos padrões de locomoção, responsáveis em parte pelo sucesso dos anelídeos em diversos hábitats.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com