TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Reino Vegetal

Por:   •  4/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Disciplina: Biologia

Professora: Manoela Carvalho

Turma: mam251

REINO PLANTAE

Por: Gabriela Pinheiro e João Pedro

Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2017

  1. Introdução

As plantas são seres pluricelulares e eucariontes, mas diferentes dos outros reinos, elas produzem seu próprio alimento. Realizam o processo da fotossíntese e são clorofilados, ou seja, possuem pigmentação da coloração verde.

Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. A água e os sais minerais são retirados do solo através das raízes das plantas e chega até as folhas pelo caule. A luz do sol é absorvida pela folha, através da clorofila, transformando em glicose. Além disso, a fotossínteses purifica o ar, retirando o gás carbônico e liberando oxigênio para a atmosfera.

O reino vegetal é dividido em 4 grupos: briófitas, são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados; pteridófitas, são um grupo de vegetais vasculares parafilético, sem sementes, com o cormo composto por raiz, caule e folhas; gimnospermas, são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado e eangiospermas, são plantas que possuem sementes  protegidas por frutos. Estas plantas também apresentam flores.

  1. Objetivo

A finalidade desta prática é reconhecer microscopicamente, macroscopicamente e a olho nu as estruturas, funções e tipos das plantas e vegetais. Além disso, pode-se classificar cada planta do Reino Plantae.

  1. Materiais utilizados

  • Exemplos de plantas e flores
  • Lupa
  • Lâmina
  • Lamínula
  • Microscópio
  1. Procedimentos Experimentais

Coloca-se sob a lente do microscópio, amostras de flores e plantas, para a observação de suas características.

  1. Resultados

Classifique pelo menos 4 exemplares expostos, esquematizando e descrevendo as suas características.

  1. As pteridófilas.

[pic 2][pic 3]

Imagem 1: samambaia         

  1. Dicotiledônea

[pic 4] Imagem 2: vagem

  1. Dicotiledônea

[pic 5]

Imagem: Interior de um tomate

  1. Dicotiledônea

[pic 6]

Imagem: pétalas de flor

Esquematize uma flor e relacione as partes apontadas com o ciclo de vida das Angiospermas.

[pic 7]

[pic 8]

Classifique pelo menos 3 exemplares em monocotiledônea ou eudicotiledônea, esquematizando as características observadas.

As monocotiledôneas são representadas por plantas cujas sementes possuem apenas um cotilédone com reservas nutritivas para o embrião. Em geral, as monocotiledôneas possuem folhas paralelinérveas com bainha bem desenvolvida, flores trímeras (com 3 peças florais em cada verticilo ou múltiplos de 3), raízes cabeleiras (também chamadas de fasciculadas, onde não é possível identificar uma raiz principal) e vasos irregularmente espalhados pelo caule (sem cilindro cambial). São exemplos de monocotiledôneas bambu, arroz, milho, trigo, aveias, cebola, banana, bromélia, lírio, alho, centeio e orquídeas

O grupo das eudicotiledôneas possui plantas cujas sementes contém dois cotilédones desenvolvidos para a nutrição do embrião. Em geral, as eudicotiledôneas possuem frequentemente folhas paralelinérveas ou palminérveas com bainha ausente ou pouco desenvolvida e nervuras ramificadas, flores pentâmeras ou tetrâmeras, raiz axial (também chamada de pivotante, onde é possível identificar uma raiz principal) e vasos condutores organizados regularmente na periferia do caule. O caule das eudicotiledôneas apresenta uma grossura devido à atividade do câmbio vascular situado entre o xilema e floema que cresce e se renova constantemente. São exemplos de eudicotiledôneas as grandes árvores como o ipê, o mogno, as canelas, o abacateiro, a cerejeira, a goiabeira, assim como várias plantas herbáceas, como o morangueiro e a margarida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (480.2 Kb)   docx (368.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com