TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TECIDO OSSEO E MUSCULAR

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

n

 Tecido Ósseo e Muscular                                                                                O tecido ósseo é o componente principal do esqueleto, serve de suporte para os tecidos moles e protege órgãos vitais como os contidos nas caixas craniana e torácica, bem como no canal raquidiano. Aloja e protege a medula óssea, formadora das células do sangue, proporciona apoio aos músculos esqueléticos, transformando suas contrações em movimentos úteis e constitui um sistema de alavancas que amplia as forças geradas na contração muscular.

Já o tecido muscular é constituído por células alongadas que contêm grande quantidade de filamentos citoplasmáticos de proteínas contráteis, as quais, por sua vez, geram as forças necessárias para a contração desse tecido, utilizando a energia que estão nas moléculas de ATP. As células musculares têm origem mesodérmica, e sua diferenciação ocorre pela síntese de proteínas filamentosas, concomitantemente ao alongamento das células. De acordo com suas características morfológicas e funcionais, existem três tipos de tecido muscular, o músculo estriado esquelético, o músculo estriado cardíaco e o músculo liso.

METODOLOGIA

Na aula prática do dia 08/06/2019, no Uniages em Paripiranga, sobre Tecidos osséo e muscular foram observados ao microscópio seis lâminas, três com tecido ósseo e três com o tecido muscular. Ao observar a lâmina com o tecido ósseo com o osso compacto num aumento de 10x foram visualizados os canais de Havers e Volkmann. Já em outra lâmina de osso esponjoso, num aumento de 10x foi identificada a medula óssea. E na terceira lâmina, num aumento de 40x, foram identificadas as estruturas osteoblastos e osteócitos.

Nas lâminas do tecido muscular, a quarta lâmina refere-se ao tecido muscular estriado onde, em um aumento de 40x foi possível indicar a fibra muscular e classificar o tipo. Ao observar a quinta e a sexta lâmina, também em um aumento de 40x, foi possível classificar o tipo e indicar o núcleo.

RESULTADOS

[pic 1]

UniAGES

CENTRO UNIVERSITÁRIO

BACHARELADO EM FARMÁCIA

Isla Reis, Nathielle da Fonseca e Talissa Sodré.

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE HISTOLOGIA: Tecido ósseo e muscular.

Relatório apresentado no curso de Farmácia no Centro Universitário - UniAGES como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da Disciplina de Histologia e Embriologia, no 4º período sob orientação do professor Daniel Delgado.

                                 

PARIPIRANGA-BA

Junho – 2019

REFERÊNCIAS:

JUDAS, Fernando et al. Estrutura e dinâmica do tecido ósseo. 2012.

KIERSZENBAUM, Abraham L. Histologia e biologia celular. Elsevier Brasil, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com