TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O movimento eugenista no Вrasil

Artigo: O movimento eugenista no Вrasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Artigo  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

O movimento eugenista no brasil.

Eugenia é um termo criado em 1883, por francis galdon, que significa “bem nascido”.

O eugenismo surgiu na europa na virada do séc XIX e chegou no brasil no momento da efervescência dessas ideias, nas décadas de 1910 e 1920. Visando a melhoria da raça humana, o eugenismo desejava sanar a sociedade de pessoas com características indesejáveis, como a mistura das raças. A ampla divulgação dessas ideias surgiu como justificativa para práticas discriminativas e racistas.

Nas primeiras décadas do séc XX, houve um intenso fluxo imigratório para o brasil, pessoas vindas da europa, que fez com que houvesse um embranquecimento da população. Embora esse fato tivesse sido encarado como uma solução positiva para o Brasil, a partir da déc de 1910 começou a ser visto como uma possível ameaça.

Com isso, diversos médicos intelectuais ficaram preocupados com essa entrada maciça de estrangeiros. Dentre eles estava Miguel couto, que acreditava que a educação era problema nacional, e que se resolvendo esse problema, todos os outros seriam resolvidos. *Uma sociedade eugênica seria aquela que tivesse sua população composta por pessoas brancas saudáveis, sem vícios que ameaçassem o desenvolvimento do país.

Nina Rodrigues foi um dos médicos aderentes do eugenismo. Sua visão era “o negro como marginal”. Ele acreditava que a mestiçagem proporcionava a loucura, a criminalidade e a doença, pois a inferioridade dessa raça seria um fenômeno natural, produto da marcha desigual do desenvolvimento filogenético da humanidade. Nina foi fortemente influenciado pelas ideias do criminólogo Cesare Lombroso, teorista da ideia do delinquente nato, ou seja, as características físicas é que determinavam se a pessoa era predisposta ao crime ou não; eram dessa dita propensão à delinquência nata: lábios muito grossos, mãos grandes, braços muito longos, maxilar e arcada dentária disforme ou defeituosa, mais ou menos dedos do que se deveria nas extremidades dos membros, muito cabelo e pouca barba, entre outras anormalidades dos padrões físicos, e também mentais.

Voltando ao Nina, ele também defendeu a tese de que deveria existir códigos penais diferentes para raças diferentes, pois havia criado uma tese sobre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com