TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é evolução

Por:   •  19/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Paulista - Unip

[pic 1]


[pic 2]

O que é evolução

Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.

É a seleção natural que leva à adaptação melhoramento de na função. Assim evolução biológica e uma mudança nas propriedades das populações de organismos ou grupos de tais populações, ao longo de gerações .

Perspectiva Evolutiva

Em 1859 com a publicação de a origem das espécies na qual Charles Darwin reunia evidencias para evolução, foi que a teoria da evolução começou a ser aceita Darwin havia identificado uma das principais causas da evolução a seleção natural.

A visão que se tinha do mundo era que ele era estático, idêntico a criação perfeita do criador, acreditavam – se que nenhuma espécie já mais havia se extinguido uma crença que desmoronou no século anterior a Darwin a media que fosseis foram sendo descobertos. A comunidade cientifica procuravam respostas quando Newton revolucionou o pensamento ocidental fornecendo explicações puramente mecanicistas para os fenômenos físicos. A contribuição mais importante de Darwin à ciência foi mostrar como as causa mecanicistas podiam tambem explicar todos os fenômenos biológicos .

Por que a biologia evolutiva e importante

A razão principal e que, como todo outro tipo de ciência, ela nos informa e ajuda a entender o mundo ao nosso redor, nossa posição nele e a nós mesmos.

A biologia evolutiva se incumbe de explicar a variabilidade das espécies, bem como o conjunto de transformações que tais espécies sofrem com o passar do tempo, tomando como base alguns princípios evolutivos.

Ciência e saúde: pesquisas básicas tem aplicações diretas ou indiretas nos assuntos e necessidades humanas. A ciência medica e constantemente desafiada a encontra novas drogas ou outros métodos de controle e tratamento.

Agricultuta: Variedades de grãos foram tradicionalmente desenvolvidos através de cruzamentos seletivos ou seleção artificial. Uma extensão dos cruzamentos seletivos e o retrocruzamento de genes para obtenção de determinadas características como: resistência a insetos ou fungos.

Produtos Naturais: Diversos produtos naturais tornaram se uteis como a penicilina (fungo) o acido Salitico (do salgueiro). Os neurobiologistas usam a neurotoxinas de venenos de cobras e aranhas para estudar os mecanismos de ação dos nervos.

Conservação e manejo ambiental: Atividades como pesca e caça quando praticas de forma descontrolada e excessiva além da contaminação de dos ambientes já extinguiram milhares de espécies. A conservação requer muito mais do que a biologia evolutiva para ser efetiva porem algum conhecimento e indispensável.

Questões filosóficas

Após a publicação  Origem das Espécies filósofos podiam afirmar “que não há ciência viva, atitudes humanas ou poderes institucionais que permaneçam inalterados pelas ideias cataliticamentes legadas pelo trabalho de Darwin” um filosofo escreveu “ A revolução Darwinista e tanto uma revolução cientifica como filosófica”.

Ética, Religião e Evolução

A grande controvérsia nos Estados Unidos em relação  a evolução. Quase metade os americanos acreditam mais em um surgimento especial que na teoria da evolução. Há um forte movimento criacionista protestam contra o ensinamento de evolução em escolas.

Hipóteses, Fatos e a Natureza da Ciência.

Todo experimento ou observação em ciências e baseado em amostras de um universo maior de possíveis observações e em cada caso, existe  a possibilidade de que os dados não representam fidedignamente a realidade de maneira errônea a hipótese nula. A historia da ciência é cheia de exemplos de conclusões que tiveram de ser modificadas ou rejeitadas à luz de novas teorias e informações. Segundo experiências em pesquisas hipotéticas para se chegar a uma conclusão confiante reque muito trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com