TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Odontogênese

Ensaios: Odontogênese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 5

Odontogênese – etapa de formação dos dentes

Nos seres humanos podemos observar quatro tipos diferentes de dentes: incisivos, molares, pré-molares e caninos, porém apesar de apresentaram formas diferentes o processo de formação de todos os tipos de dentes apresentam as mesmas etapas.

A odontogênese se inicia na 6º semana tendo inicio na região do estomodeu, região onde acontece a migração de células da crista neural para região da futura cabeça e pescoço do embrião, formando o aparelho faríngeo. Na futura região da cabeça e pescoço se tem a formação do ectomesenquima e a sua formação da origem ao aparelho faríngeo.

A formação dos dentes vai ocorrer ao redor do estomodeu, próximo ao lábio superior e inferior, e o ectomesenquima participa da formação do dente.

Como se inicia a odontogênese?

Entre as 6ª e 7ª semana do desenvolvimento o ectoderma da superfície, novamente na região do estomodeu, sofre sucessivas divisões mitóticas formando uma estrutura chamada de banda epitelial primaria, isso tanto na arcada superior quanto inferior do embrião. Essa banda não é um ponto especifico, ela é uma faixa que acompanha o lábio superior e inferior, assemelhando-se a forma de uma ferradura.

A formação dessa banda começa a estimular uma concentração de células do ectomesenquima. Esta banda começa a se proliferar e formar uma bifurcação com duas projeções dando origem a duas estruturas: a lâmina dentária e a vestibular, essas estruturas são derivadas do ectoderma.

A lâmina vestibular cresce mais rápido que a dentária, só que as células do interior da lamina vestibular crescem rapidamente, mas as células de seu interior sofrem uma degeneração formando um espaço chamado de sulco vestibular, o sulco vestibular que cria o espaço entre a arcada dentaria e a parede da cavidade oral.

A lâmina dentária permanece, pois é ela que dará origem a todos os germes dentários, que passaram por cinco fases até darem origem aos dentes.

Como a lâmina dentária se desenvolve?

A lamina dentária se desenvolve em 5 etapas: A fase de broto ou botão, a fase de capuz, a fase de sino ou campanula, a fase de cora e o estágio de raiz.

1º etapa – Fase de broto ou botão:

A lâmina dentária cresce assemelhando-se a forma de botão, e a partir deste momento o germe dentário é chamado de broto ou botão dentário. O ser humano apresenta duas arcadas, onde cada arcada dará origem a dez brotos.

Após a formação do broto nós apresentamos o epitélio oral e o broto dentário, que são derivados do crescimento da lâmina dentária, e o ectomesenquima vai continuar se condensando.

2º etapa – Fase de capuz:

O broto conectado a lâmina dentária sofre um crescimento rápido, porém um lado do broto cresce um pouco mais que o outro, portanto esse crescimento é desproporcional. Esse crescimento confere ao germe dentário uma forma que lembra a de um capuz.

Lembrando que o germe dentário ainda estará ligado ao epitélio oral através da lamina dentária, e o ectomesenquima se concentra cada vez mais na base do capuz.

Com o desenvolvimento da lâmina dentária algumas regiões vão surgindo e ganhando nomes:

Órgão do esmalte: estrutura originária da estrutura que formou o capuz, e que futuramente vai dar origem ao esmalte do dente. Com o desenvolvimento órgão do esmalte e podemos observar três regiões: o epitélio interno, epitélio externo, e entre os epitélio o reticulo estrelar.

Papila dentária: estrutura originária das células do ectomesenquima concentradas na base do capuz, que futuramente vai dar origem a polpa dentária e a dentina do dente.

Saco dentário: estrutura originária da diferenciação das células do ectomesenquima ao redor do germe dentário, que futuramente vai dar origem no final ao cemento, ligamento periodontal e ao osso alveolar.

Ainda na fase de capuz a lâmina dentária que conectava o germe dentário ao epitélio oral começa a se degenerar, mas antes de desaparecer ela da origem ao broto do dente permanente.

3º etapa – Fase de sino ou campanula:

O órgão do esmalte continua crescendo e adquire uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com