TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina de Biologia Anhanguera repostas

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  2.477 Visualizações

Página 1 de 4

Durante a Oficina de Biologia disponível no portal do “aluno da Anhanguera” (a qual faço parte) tive a oportunidade de revisar os conceitos teóricos e práticos que aprendi na minha formação do ensino médio.

Esta oficina foi dividida em treze aulas abordando assuntos diversos, desde da citologia até as doenças causadas pela poluição. Abaixo estará descrito de forma sucinta um pouco sobre cada tópico abordado.

N a primeira aula foram abordados assuntos relacionados sobre a citologia, que é uma das áreas da biologia que estuda as células, que são as unidades básicas da vida. Foi explicado sobre os seres unicelulares e multicelulares, um pouco sobre as histórias das descobertas das células e os estudos realizados.

Ainda na primeira aula foi falado a organização celular e explicado desde dos componentes fundamentais até os demais componentes que constituem uma célula. Foi citados sobre as diferenças e o que tem em comum os dois modelos básicos de células: procarióticas e eucarióticas.

Na aula dois, foi falado sobre os metabolismo energético, que são o conjunto de reações químicas que se processam em um organismo. Foi descrito o processo como acontecem as reações químicas nas células, reações endergônicas ou endotérmicas. Explicando como os aminoácidos são quebrados e transformados em energia (ATP), e como as células utilizam esta energia. Nesta aula foi apresentado vários esquemas e imagens que facilitaram bastante a compreensão sobre o assunto.

Na aula três, foi abordado sobre o material genético (ácido nucléicos), explicando o que seria e os dois tipos que existem, o DNA (ácido desoxirribonucléico) e o RNA (ácido ribonucleico), falando também sobre adenina, citosina, guanina, timina e uracila e como elas de ligam para formar o DNA e RNA das células, e da importância destas ligações para determinar a codificação genética.

Na aula quatro, foi explicado a teoria sobre a evolução do homem, contanto um pouco sobre a história e sobre as publicações a respeito da evolução das espécies, comentado sobre o pensamento evolucionista das espécies de Jean Baptiste Lamarck, e de Charles Robert Darwin.

Os vertebrados e a conquista do ambiente terrestre foi apresentado na aula cinco, explicando desde as diferenças entre os animais vertebrados e invertebrados, e passando sobre como, e porque, ocorre as adaptações dos animais aquáticos no meio terrestre, e por último, explicou as características principais entre os peixe, os anfíbios, os répteis, as ave e os mamíferos.

Sobre os grupos de vegetais foi abordado na aula seis. Falando da evolução das plantas, das adaptações ao ambiente terrestre, sobre as estruturas ou órgãos que constituem os vegetais. Durantes as classificações, foram explicadas as sobre as características das briófitas, pteridófitos, gimnospermas e angiospermas.

Na aula sete, foi sobre os conceitos ecológicos, explicando os conceitos de população, comunidade, ecossistemas, biosfera, habitat, nicho ecológico, cadeia e teia alimentares e níveis tróficos. Durante esta aula foi apresentado vários diagramas e imagens que facilitou a compreensão dos assuntos abordados.

O fluxo de energia e o ciclo da matéria nos ecossistemas, foi descrito na aula oito, onde através de textos e esquemas foi explicado a importância do ciclo da matéria e o papel que cada fase tem neste ciclo. Foi descrito sobre as pirâmides ecológicas, de biomassa e de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com