TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oi Tudo Bem

Trabalho Universitário: Oi Tudo Bem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 2

No dia a dia a mediação de conflitos e negociação adquire novas técnicas e modelos a seguir, para que possa garantir a harmonia e equilíbrio, tanto no fator humano, como no relacionamento com fornecedores, chefias de nível hierárquico, benefícios e aperfeiçoamento no quadro de colaboradores.

Evidente que cada gestor pode inovar seu modo de atuar, adequadamente ao tipo de empresa ou organização, e seus funcionários e outros agentes envolvidos, essa combinação de técnicas promove uma maior eficiência e uma eficaz maneira de lidar com a situação problema. Novos meios de solução de conflitos são inspirados por métodos já conhecidos.

O conceito de mediação preventiva é o desenvolvimento desta prática com a finalidade de resolver as controvérsias, e pontos discordantes, em tempo real, ou seja, imediatamente ao identificar quais as questões que poderão afetar o andamento de um projeto ou trabalho. Quando a resolução do desentendimento é em tempo real, o conflito não chega a eclodir. Essa possibilidade tem sido analisada como preventiva no campo da mediação de conflitos.

É muito importante considerar-se, também, o domínio dos seus conceitos, formação profissional e experiência das pessoas envolvidas. As características de personalidade e socioculturais dos participantes definem a sua atitude, a natureza dos relacionamentos, o tipo de acordo e o compromisso com as decisões formadas (FERREIRA, 2008, p.9).

Início caixa Para Pensar

Muito se ouve falar da mediação como forma preventiva, no âmbito jurídico ou administração pública de um governo. Aliás, é mais fácil encontrarmos estudos e casos, envolvendo essas duas esferas, do que propriamente na área de empresas prividas e organizações dessa natureza.

Você mesmo já deve ter visto programas na televisão, que retratam o interesse de solucionar o problema inicial, antes que se torne um conflito entre as partes, e recorram às instâncias legais.

Por que, então, o sistema jurídico e o governo se preocupam na prevenção do conflito? Você pode encontrar diversas respostas, mas pense rapidamente em apenas um fator: tanto a justiça, quanto o governo, não esperam que processos e entraves administrativos prejudiquem, ou mesmo se torne um entrave, diante de todo o trabalho que já têm, e não precisam deslocar mais grupos de trabalho para solucionar conflitos, o que demanda tempo, dinheiro e perda de efetivo que poderia servir para realizar outros projetos e processos.

O mesmo deve se aplicar às empresas, certo? Resolver o conflito é garantir a sobrevivência da própria organização, mas o tempo que se “perde”, compensará ao final, por exemplo, do balanço financeiro?

Fim caixa Para Pensar

1.1 A Prevenção

A prevenção do conflito se dá quando o gestor identifica quais as etapas podem gerar problemas, seja de comunicação, pessoal, recursos e bônus, entendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com