TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organossolos

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Organossolos

 O termo Organossolo lembra solos orgânicos.

Características e classificação

De acordo com Streck et al. (2008), são solos formados por material orgânico em grau variável de decomposição, acumulado em ambiente muito mal drenados ( alagadiços). São identificados pela presença de horizontes H hísticos, (espessura maior de 40 cm e teor de carbono orgânico maior de 80g/kg ou matéria orgânica maior de 14%). Característica mais marcante dos organossolos é sua baixa densidade de solo que varia de 0,10 a 0,25 g/cm³, e sua grande capacidade de armazenar água ( até 10 vezes seu peso seco).

Definidos pelo SiBCS pela presença de horizontes de constituição orgânica (H ou O) de coloração preta, cinzenta muito escura ou brunada e, com grande proporção de resíduos vegetais em grau variado de decomposição, que podem se sobrepor ou estarem entremeados por horizontes ou camadas minerais de espessuras variáveis.(EMBRAPA, 2006)

Usualmente são solos fortemente ácidos, apresentando alta capacidade de troca de cátions e baixa saturação por bases (distróficos), apresentando, por vezes, teor de alumínio elevado. Verificam-se, no entanto, esporádicas ocorrências de saturação média ou alta (eutróficos).( EMBRAPA, 2006)

No RS foram identificados Organossolos Tiomórficos e Organossolos Hálpicos que são mais freqüentes.

Conforme Streck et al. (2008), os Organossolos são diferenciados no terceiro nível conforme o grau de decomposição do material orgânico na maior parte dos horizontes até a profundidade de 100 cm; a estimativa é feita espremendo o material molhado na mão: fíbricos, mais de 2/3 da massa permanece na mão; hêmicos de 2/3 a 1/3 permanece na mão e sápricos mais de 1/3 permanece na mão.

No quarto nível, os Organossolos são distinguidos em salinos ou sálicos, terriços quando apresentam presença de camada mineral com espessura maior de 30 cm dentro de 100 cm da superfície do solo, e os típicos que apresentam o conceito central da classe.

Ocorrência

Os Organossolos ocupam áreas permanentemente saturadas com água, muito mal drenadas, em depressões e nas proximidades de lagoas. As maiores extensões ocorrem principalmente nos municípios de Viamão, Osório, Tramandaí, Torres, Pelotas, Rio Grande e Santa Vitório do Palmar. (STRECK, et al, 2008)

Uso e manejo agrícola

Os Organossolos, quando drenados e cultivados, estão sujeitos a mudanças significativas nas suas características. A mudança é proporcional ao teor de matéria orgânica, por isso não se recomenda o uso agrícola de organossolos Háplicos, que apresentam mais de 65% de matéria orgânica por massa. Com a retirada da água pela drenagem a massa orgânica se contrai, produzindo uma acelerada subsidência inicial do solo, que pode alcançar ate 50% da profundidade do dreno.

Nos organossolos devem ser evitados o tráfego de equipamentos pesados pois esses solos tem baixa capacidade de suporte.

Possuem baixa fertilidade química, pois o alto teor de matéria orgânica não é necessariamente sinônimo de uma alta fertilidade química. O uso de fertilizantes aumenta o rendimento das culturas, mas também acelera a biodegradação da massa orgânica, diminuindo a vida útil do solo.

Considerando sua alta capacidade de armazenamento de água, estes solos são importantes no controle do fluxo de água de arroios e rios. Por esta razão, o uso agrícola dos Organossolos requer um manejo criterioso para evitar sua extinção.( STRECK et al, 2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com