TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Efeitos do Câncer de Mama na Estrutura Família

Por:   •  7/4/2017  •  Artigo  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 8

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ROQUE GONZÁLES

LÓCUS SEMINÁRIO INTEGRADO

Os efeitos do Câncer de Mama na estrutura famíliar:

um estudo de casos.

Bianca Oliveira 

Caroline Pereira
Maiara Tesch
Nathália Bertoni
Thais Bernardes
[1]

RESUMO

 O Câncer de Mama é a maior causa de mortes de mulheres no mundo todo, inclusive no Brasil. Este trabalho tem como finalidade investigar as diversas formas singulares que cada mulher têm ao ser diagnosticada com a doença. Seus sentimentos, impressões, comportamento frente à doença. Utilizou-se questionário com perguntas pontuais à mulheres que não serão identificadas. A análise dos questionários demonstrou uma mistura de sentimentos e comportamentos os quais se destacaram susto e medo. O que se destacou no estudo foi o fato de que os familiares foram fundamentais nessa fase para cada paciente.

Palavras-chave: Doença. Sentimentos. Mulheres.

ABSTRAT  Tradução para o inglês ou

RESUMEN  Tradução para o espanhol

INTRODUÇÃO

Este artigo objetiva mostrar, de forma muito breve, os elementos que caracterizam os

sintomas em mulheres brasileiras após terem a doença do câncer, de modo a constituir um estudo de caso sobre os comportamentos observados e como a saúde publica lida com o tema.

  Assume-se a noção de Ciência entendida atualmente, como todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseada em princípios certos. A ciência em geral, comporta vários conjuntos de saberes-nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos.

Este trabalho contribuiu de forma diversificada para abranger o conhecimento sobre o Câncer de Mama, pois se teve que entrar na questão de descobrir o que é a doença, suas inúmeras causas, e de que modo afetou a vida das mulheres que obtiveram a doença.

FUMENTAÇÃO TEÓRICA

O Câncer de Mama

É o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. (Ministério da Saúde)

O câncer têm inúmeros fatores de risco, os principais são: envelhecimento, história de câncer na família e menopausa tardia. É o mais temido pelas mulheres por afetar diretamente a sua imagem corporal e sexual.

Por todo o mundo, percebe-se a falta de informação de todos os lados, por mais que as pessoas estejam 24 horas por dia em frente a Internet falta a capacidade de se informar. E o Câncer de Mama passou muito tempo despercebido, mas hoje as pessoas conseguem encontrar informações sobre tal doença. Porém mesmo com todas as informações recebidas, ainda há mulheres que não buscam saber se tem algum tumor ou não em suas mamas. 

  Neste trabalho, gostaríamos de passar e aprender o que se passa na cabeça de algumas mulheres que recebem o diagnostico de Câncer de Mama, tendo como problema de pesquisa como está doença interfere na vida afetiva de tais mulheres que a tem. E para que isto fosse possível, criamos perguntas para formar um questionário, no qual seria entregue para mulheres com esta doença, desta forma desenvolvendo uma pesquisa para entendermos a situação psicológica delas.

O primeiro ponto a ser abordado no corpo do artigo é a definição do problema. Explique a terminologia básica, e estabeleça claramente os objetivos e as hipóteses.

        O próximo passo é informar sobre materiais e métodos. Os procedimentos metodológicos empregados para o levantamento de dados e sua análise devem estar claramente apresentados.

A seguir apresenta-se a discussão: utilize argumentos convincentes e adequados, prova matemática, exemplos, equações, análises estatísticas, padrões/tendências observadas, opiniões e idéias além da coleção de números coletados e tabelados. Faça comparações com resultados obtidos por outros pesquisadores, caso existam. Sugira aplicações para o seu trabalho. Retome os objetivos de seu trabalho e discuta a significância dos resultados obtidos.

Gráficos e tabelas devem sempre ter fonte e legendas (letra tamanho 10 pt), dizendo exatamente o que representam, aparecendo sempre junto ao texto a que se referem. Exemplo:

Figura 1: Novo Posicionamento de Comunicação do UniRitter (2010)

Fonte: Capa do site: www.uniritter.edu.br

Existe uma confusão entre quadros e tabelas. Nos quadros constam textos e dados, sendo utilizados para dados qualitativos, fechando todas as células. Enquanto as tabelas1 possuem somente dados numéricos, sendo sua estrutura delimitada na parte superior e inferior por traços horizontais. Exemplo:

Tabela 2 – Distribuição de rendimento do trabalho e Índice de Gini – Brasil 1960/70/80

Fonte: IBGE, 2004.

[pic 1]

Finalmente, dê crédito às pessoas e organizações por qualquer suporte técnico e/ou financeiro recebido durante a realização de seu estudo.

 

Citações

 

As citações podem ser indiretas, quando na forma de paráfrase, e diretas, quando tratarem-se de transcrição. As citações de até três linhas são consideradas “curtas”, e devem aparecer entre aspas junto ao texto; as citações com mais de três linhas são consideradas “longas” devendo aparecer sem aspas em novo bloco, recuado 4 cm da margem, em fonte tamanho 10 pt, espaço simples entre linhas.

Citações diretas deverão ter redação exatamente igual ao texto original, podendo, entretanto, existir supressões de partes do texto indicadas por [...]. Caso o texto original apresente algum erro gráfico ou alguma palavra ou expressão que possam parecer errôneas, é possível indicar esta ocorrência com a expressão latina [sic] junto ao termo que se pretende destacar.

A indicação da fonte das citações deverá seguir um destes sistemas: autor-data ou notas de referência. Qualquer que seja o método adotado deve ser seguido ao longo de todo o artigo e a referência completa deverá constar na Lista de Referências ao final do trabalho. Exemplos de citações nos dois sistemas serão mostrados a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (222.2 Kb)   docx (327.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com