TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Termas de Monchique

Por:   •  2/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.757 Palavras (12 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho resulta de uma pequena “viagem” feita por diversos documentos registados na Internet sobre as Termas de Portugal.

O objetivo da elaboração deste trabalho foi fazer uma abordagem geral das Termas existentes; desenvolvendo um pouco depois um caso específico.

Assim, este trabalho será composto por duas partes interligadas.

Na primeira parte será abordado o tema “Termas de Portugal” onde serão descritas as suas diferentes características, classificações das águas e localização. É também abordado o tema da Hidrologia médica com as respetivas Indicações terapêuticas.

Na segunda e maior parte, será abordado um caso específico no qual optei por falar das doenças respiratórias. Dentro deste tema específico vai ser analisada a doença respiratória no geral sendo depois efetuada uma Anamnese com as respectivas patologias e tratamentos.

Por fim, será identificada uma Estância Termal em particular, com o seu Quimismo de água existente e respectivos tratamentos.

  • O que são termas e qual a sua finalidade

     Estância termal, termas, estância hidromineral ou cidade-spa, é a designação dada a um complexo turístico com características particulares, cujo objectivo é facultar as condições necessárias ao desenvolvimento de terapias com águas minerais da própria região através de banhos de imersão, jacto de água, vapor ou ainda ingerindo essa mesma água quando lhe são reconhecidas propriedades medicinais.

O nome Terma vem do latim therma e remonta ao período de ocupação Romana, cujo nome foi dado aos estabelecimentos onde se realizavam os banhos públicos.

O Turismo Balnear é destinado à visitação de estabelecimentos ou destinos apropriados ao banho principalmente em estâncias de água mineral ou especificamente sulfurosa.

Turismo de Balneário é uma das mais antigas segmentações do mercado turístico iniciada no período clássico com as Termas romanas, desenvolvido em localidades que possibilitem o banho, atualmente com a finalidade de terapia pela água em piscinas naturais ou artificiais de uso comunitário, abertas ao público ou em estabelecimentos hoteleiros fechados.

O principal foco do Turismo Balnear é o banho de água mineral em piscinas naturais com valor medicinal.

  • Classificação das águas

As águas são classificadas como águas termais quando a temperatura da água exceder em 5 °C a temperatura média ambiente da região onde ocorrem. As águas termais podem ter a sua origem em dois contextos geológicos: águas que circulam próximo de uma fonte de calor no interior da Terra, tais como câmaras magmáticas (característico de regiões vulcânicas) ou águas de origem muito profunda que ascendem à superfície deslocando-se através de zonas de fraqueza da litosfera terrestre, designadas falhas (tal como acontece ao longo da falha Régua--Verin, na qual se situam algumas das águas termais mais importantes de Portugal).

As águas de origem subterrânea que podem ser bebidas pelo Homem não são todas iguais e podem ser divididas em águas minerais naturais e águas de nascente. Estes dois tipos de águas não podem sofrer quaisquer tratamentos e são comercializadas sem adição de químicos ou de aditivos.

As águas minerais naturais encontram-se no subsolo a grandes profundidades. Estas águas, sem elementos de poluição, possuem uma composição química totalmente natural, provocada apenas pela interação água/rocha e possuem oligoelementos que lhe conferem propriedades terapêuticas. As águas minerais naturais têm uma composição química específica e mantêm essas características ao longo do tempo.

Uma das diferenças entre águas minerais e águas de nascente é o tempo de residência no subsolo.

Decorrente do curto período de circulação subterrânea a presença de sais minerais nas águas de nascente não é constante ao longo do ano. São águas bacteriologicamente sãs e com características originais, de forma a preservar todas as suas qualidades. Esta água só pode ser engarrafada no local da nascente.

  •   Localização das termas em Portugal

                                            Apenas 38 termas estão actualmente em funcionamento                                                                                                  

[pic 1]                            [pic 2]

  • Distribuição dos frequentadores de termas

Analisando o gráfico, verifica-se que a maioria dos frequentadores termais são Mulheres com idade superior a 65 anos, dando primazia a Termas localizadas entre a região Centro e a Grande Lisboa.

   

     [pic 3]

  • Patologias terapêuticas termais mais procuradas

O Termalismo Clássico Terapêutico português é maioritariamente vocacionado para o tratamento de doenças reumáticas e músculo-esqueléticas.

Segue-se a procura termal indicada para o tratamento de doenças respiratórias, sendo que esta é a causa maior dos internamentos e óbitos em Portugal.

As doenças do aparelho digestivo são o terceiro tipo de doenças que mais motivam internamento em Portugal.

As doenças de pele ficam em último na lista de doenças de procura de tratamento termal.

         [pic 4]

  • Hidrologia médica: o que é

O termo hidrologia em grego, significa "estudo da água". As águas minerais naturais e a sua acção sobre o organismo, bem como a aplicação em tratamentos, constituem o objecto de estudo da hidrologia médica. A água assume a denominação de "água mineral natural" quando é considerada própria a nível bacteriológico e com características físico-químicas favoráveis à saúde.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (448 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com