TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pccu

Pesquisas Acadêmicas: Pccu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2013  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR

CURSO DE ENFERMAGEM

ANDRIME TAPAJÓS

¬¬¬¬

RELATÓRIO SÍNTESE DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENFERMAGEM 3° SEMESTRE

SANTARÉM-PA

2012

RELATÓRIO SÍNTESE DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO...

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Instituto Esperança de Ensino Superior Etapa:

Curso: Bacharelado em Enfermagem C/H: 60

Professor/Supervisor: Hirlene Reis Campo de Estágio: Fundação Esperança

Acadêmico (a) /Estagiário (a):Andrime Tapajós de Sousa Período de realização: 03/09/2012 – 28/09/2012

2. INTRODUÇÃO

Assim, de acordo com o “Projeto de Estágio do Curso de Enfermagem”, inicialmente foram realizadas várias observações no estabelecimento de saúde a fim de obter a maior quantidade de informações relevantes ao Estágio, por meio da análise de diversos documentos. Com essas observações foi possível conhecer melhor o histórico e a realidade de funcionamento dessa instituição.

Os objetivos propostos foram atingidos tendo em vista que todas as condições foram disponibilizadas e todas as atividades propostas foram satisfatoriamente desenvolvidas. Alguns problemas levantando durante a realização das atividades foram observados e foram sanados a partir de uma intervenção direta do aluno-estagiário por meio da proposição de metodologias diferencias no cumprimento das atividades e tarefas.

Considero importante destacar que semanalmente dediquei um tempo para fazer reflexões sobre o andamento do trabalho, verificando se os objetivos propostos para aquele período foram atingidos, como foi o desempenho geral, se as atividades foram adequadas etc. Assim, de maneira contínua pude verificar o relacionamento da teoria e prática.

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.

O presente Estágio Supervisionado de Enfermagem possibilitou a vivência da realidade hospitalar, permitindo o cumprimento de atividades diversas, como por exemplo: PCCU; cumprimento de escalas; atendimento direto aos pacientes; documentação das prescrições de enfermagem e avaliações da assistência de enfermagem em documentos anexos ao prontuário do paciente; acompanhamento de atividades de formação continuada; desenvolvimento de ações de prevenção e controle de infecção hospitalar e doenças transmissíveis; participação em eventos e projetos de educação em saúde; e planejamento e avaliação dos serviços executados. Portanto, houve a preparação completa que possibilita ao aluno de Enfermagem atuar futuramente no mercado de trabalho, mediante aperfeiçoamento prático, técnico-científico-cultural e relacionamento profissional.

(MARTINELI, 2004) a consulta de enfermagem e atividade essencial do enfermeiro no processo da assistência ao cliente. Essa atividade e de grande importância e resolutividade quando realizada de maneira adequada, pois além de gerar autonomia e realização profissional, fortalece o acolhimento entre o enfermeiro e o usuário e vice-versa.

A consulta de enfermagem dentro da Fundação da Esperança e uma atividade prestada de enfermeiro ao usuário na qual são identificados problemas de saúde e/ou doenças prescritas e implementadas medidas de enfermagem com o objetivo de promoção, proteção, recuperação ou reabilitação do mesmo. È um conjunto de ações de sucessão ordenada para conhecer a situação de saúde clientela e tomar decisões quanto à assistência a ser prestada, visando a mudança favoráveis à saúde.

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 3.1 RESULTADOS ALCANÇADOS

ACOLHIMENTO O acolhimento está mais no ouvir e menos no falar, mais no receber e menos no fazer. Vários são os caminhos para nos relacionarmos com o outro.E como é difícil estar presente, ouvindo atento e disponível. Acolher, é sentir o outro por dentro, e assim, enxergar sua alma. É enxergar no outro o reflexo de si mesmo que pede o acolher e o precisa, mais do que de uma solução, um exemplo ou uma palavra, ainda que amiga.E como é poderoso o ato de acolher. Transforma quem é acolhido e ao mesmo tempo quem acolhe.

CONSULTA DE ENFERMAGEM Assim, a definição dos objetivos da consulta de enfermagem em cada localidade e serviço de saúde deve igualmente considerar: o perfil sócio-epidemiológico dos sujeitos que serão alvos de atenção; os recursos sociais e de saúde disponíveis; o direcionamento político nacional, estadual e local para a atenção à saúde/saúde sexual; e as demandas expressas dos sujeitos que serão alvos dos cuidados de enfermagem.

COLETA DE PCCU

Como objetivo esclarecer as mulheres sobre a importância de se realizar o exame que detecta precocemente o câncer de colo do útero e de retornarem para pegar os resultados, verificando idade, procedência e as principais patologias que deixaram de ser tratadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com