TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Policitemis

Artigo: Policitemis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  Artigo  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

Policitemia

A policitemia também chamada de eritrocitose é caracterizada pelo número excessivo de eritrócitos e hemoglobina circulante, que é refletido pela elevação do hematócrito ou dos níveis de hemoglobina. Devido à viscosidade do sangue, o paciente apresenta maiores chances de desenvolver um AVC, infarto agudo do miocárdio ou embolia pulmonar.

Avaliação inicial

Os pacientes em geral são assintomáticos, e os níveis altos de hemoglobina ou de hematócrito costumam ser descobertos por acaso, em exames de rotina ou em investigações diversas. Quando um aumento deste tipo é detectado, deve ser prontamente avaliado com o intuito de se descobrir sua causa. Qualquer história familiar de policitemia e resultados prévios do hematócrito devem ser levados em conta na avaliação. Devem ser procurados achados de história e exame físico que sejam sugestivos de cardiopatia congênita, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) severa ou síndrome da apneia do sono. Deve-se avaliar se há presença ou ausência de esplenomegalia. Os resultados do hemograma completo, incluindo a contagem de plaquetas e a contagem diferencial de leucócitos sanguíneos, devem ser criticamente revisados para detectar quaisquer anormalidades. Os achados de leucocitose, leucócitos sanguíneos imaturos circulantes ocasionais ou aumento da concentração de basófilos são sugestivos de policitemia vera e argumentam contra a existência de causas secundárias de eritrocitose. Uma amostra de sangue periférico deve ser enviada para análise por reação em cadeia da polimerase (PCR) para detecção da mutação pontual JAK2 V617F, que está associada à policitemia vera e outros distúrbios mieloproliferativos. Níveis de hematócrito iguais ou superiores a 60% em um homem e iguais ou superiores a 57% em uma mulher quase sempre indicam um aumento verdadeiro da massa eritrocitária (isto é, policitemia primária ou secundária). Se o hematócrito do paciente estiver abaixo destes valores, porém acima do normal, torna-se necessário examinar a massa eritrocitária.

Os principais sintomas de policitemia incluem:

 Dor de cabeça constante;

 Visão embaçada;

 Pele vermelha, especialmente no rosto, mãos e pés;

 Cansaço excessivo;

 Coceira na pele, principalmente após o banho.

Caracteriza-se como:

 Policitemia relativa;

 Policitemia absoluta primaria ou vera;

 Policitemia absoluta secundaria.

Policitemia relativa:

A massa eritrocitária permanece normal, contudo o volume de plasma está diminuído.

A policitemia relativa geralmente é leve (hematócrito < 55%). Em casos de pacientes com hematócrito abaixo de 60%, este diagnóstico deve ser considerado, e tanto a massa eritrocitária como o volume plasmático devem ser medidos. Os pacientes com policitemia relativa são classificados em 2 grupos principais: (1) indivíduos com massa eritrocitária normal e volume plasmático nitidamente reduzido; e (2) indivíduos com valores de massa eritrocitária e volume plasmático situados nos limites superior e inferior da faixa considerada normal. Para estes pacientes, recomenda-se a modificação do comportamento (p. ex., a adoção de um regime de exercício e o abandono do tabagismo).

O hematócrito volta ao normal com o passar do tempo, em cerca de 1/3 dos pacientes.

• Situações de ocorrência

 Consumo inadequado de água

 Doenças acompanhadas por perdas excessivas de líquidos (diarréia / vômito)

 Dor severa

A policitemia vera:

Constitui um distúrbio neoplásico de células-tronco caracterizado por uma produção excessiva e autônoma de hemácias e, muitas vezes, também de leucócitos sanguíneos e plaquetas. Esta perturbação é rara; apenas se manifesta em cinco pessoas por cada milhão. A idade média em que se diagnostica esta perturbação é de 60 anos, mas pode manifestar-se antes.

Policitemia absoluta secundária:

Chama-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com