TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontilismo

Trabalho Universitário: Pontilismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 2

COMO SURGIU O PONTILHISMO

O pontilhismo surgiu na França em meados da década de 1880 como um movimento pós-impressionista, sendo uma reação aos próprios impressionistas. Trata-se de uma técnica de pintura em que o artista fez desenhos e representações usando pequenos pontos ou manchas, dando ao observador, um efeito óptico diferente da pintura convencional.

Os dois principais artistas dessa modalidade foram os franceses George Seurat (1859–1891) e Paul Signac (1863–1935), que aprofundaram as pesquisas impressionistas quanto à percepção óptica, isto é, o modo como os objetos são vistos.

Seurat, em especial, reduziu as pinceladas a um sistema de pontos uniformes que, no conjunto, permitem perceber uma cena. Essa técnica ganhou o nome de pontilhismo: as figuras são representadas com fragmentos ou pontos, cabendo ao observador percebê-las como um todo plenamente organizado.

Perceba na obra abaixo (Tarde de domingo na Ilha de Grande Jatte, 1884-1886) a evidência de como a figura foi construída a partir de pequenos pontos. Observe também como Seurat conseguiu criar áreas de luz e sombra: os pontinhos amarelos nos dão a ideia de luz do sol; os pontinhos mais escuros nos sugerem as sombras causadas pelas copas das árvores e pelas sombrinhas das mulheres.

Signac foi outro grande pintor que dominou a técnica pontilhista. Ele gostava de observar o movimento da água no mar e nos rios, e procurou registrá-lo em muitas de suas obras.

Observe em sua obra abaixo (A boia vermelha, 1895), os pequenos pontos coloridos que, colocados lado a lado, formam todo os elementos representados: o céu, as casas, as embarcações, a água, a boia e o reflexo de tudo isso na água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com