TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preservação de medicamentos

Tese: Preservação de medicamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

. Por isso, não devem ser encostados em paredes, teto, em contato direto com o chão, próximos a banheiros, áreas úmidas e com infiltrações.

Conservação de medicamentos.

Medicamentos necessitam de condições especificas de conservação que variam de acordo com seu principio ativo, excipiente, forma farmacêutica, embalagem e acondicionamento. Os métodos utilizados pelo fabricante para determinação dessas especificações, do prazo de validade e dos critérios de aceitação do produto tem como referência os estudos de estabilidade preconizados pelo órgão regulador. Conservar medicamentos é manter os produtos em condições ambientais apropriadas para assegurar sua estabilidade e integridade durante seu período de vida útil. O fabricante acondiciona o produto em embalagens ( primarias, segundarias e terciárias) que os protejam de melhor maneira possível da más condições externas, conforme os estudos de estabilidade realizados. É papel do armazenador/distribuidor adotar procedimentos para que os medicamentos sejam bem conservados de acordo com as regras estabelecidas pelo fabricante. Essas exigências estão estabelecidas nos rótulos das embalagens. De acordo com as características de conservação do produto, o ambiente interno de armazenagem deve atender ás recomendações de conservação. Ao levar o produto para o ambiente externo ( no caso o transporte ), as mesmas recomendações devem ser atendidas, porém com limitações específicas para cada tipo de produto. Para facilitar o entendimento, temos praticamente quatro tipos de conservação: Ambiente Controlado, Ambiente Fresco, Refrigerado e Congelado.

Temperatura

A temperatura é um fator ambiental diretamente responsável por grande numero de alterações e deterioração dos medicamentos. Elevadas temperaturas são contraindicadas para medicamentos, porque podem acelerar a indução de reações químicas e ocasionar decomposição dos produtos, alterando sua eficácia. Para o controle (em ambiente fechado) da temperatura, é necessária a utilização de termômetros nas áreas de armazenagem/estocagem, com registros diários em mapa de controle, registro mensal consolidado, elaboração de relatórios, com gráficos demonstrativos, para intervenção e correção de eventuais anormalidades. A empresa que armazena deve atender ás exigências nacionais e internacionais previstas na monografia do produto.

A frequência de medição de temperatura deve ser diária e no mínimo com três medições ao londo do dia, especialmente em horários de pico. A leitura deve ser programada para atender aos requisitos máximos e mínimos de temperatura do local, conforme a especificação de conservação do produto armazenado. De maneira geral, as faixas de temperatura e umidade sugerida no quadro abaixo, servem como base para adequação do local de armazenagem. Ressaltamos que, em locais extremamente quentes (picos frequentes de temperatura acima de 30°C), devem-se estabelecer medidas de ações corretivas para adequação do local conforme os requisitos normativos.

O quadro abaixo demonstra as faixas de conservação de produtos de acordo com a Farmacopeia Americana. Esta tabela serve como base adicional para se estabelecer as medidas de conservação dos produtos, já que cada produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com