TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Festa Junina

Monografias: Projeto Festa Junina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  1.746 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO FESTA JUNINA

APRESENTAÇÃO

As festas juninas proporcionam um ensino aprendizado dinâmico, em torno de manifestações culturais, gastronômicas, significação e origem de elementos históricos. Elas também promovem o relacionamento interpessoal e confraternização que nenhuma outra data consegue realizar.

Nessa data comemorativa há uma afirmação de identidade cultural, pois, relembram o passado, porque quando se recria o cenário dos arraiais e apresentam-se danças das regiões há um resgate cultural e fortalece a identidade de um povo. Esse resgate deixa de ser apenas oral, como muitas vezes são passadas as culturas de um povo e passa ser concreto.

Além de ser a festa mais reproduzida e recriada nas escolas é também um bom momento para desenvolver um projeto de aprendizagem, porque é um trabalho sociocultural. Dessa forma, a escola pode e deve tomar partido dessa data para elaborar com o alunato, atividades que lhes tragam o conhecimento assim como atitudes e valores.

É uma experiência que contribui para uma prática pedagógica diferenciada, além de motivar o aluno a participar, bem como possibilita trabalhar interdisciplinarmente de forma significativa, afinal de contas, a escola é um espaço de formação ampla do educando, onde aprofunda o seu processo de humanização, aprimorando as dimensões e habilidades.

Dessa forma, o acesso às experiências culturais diversas e a novas linguagens, contribui para o desenvolvimento do aluno como sujeito sociocultural, crítico e criativo.

Portanto, faz-se necessário desenvolver nas escolas, temas que façam parte da cultura do nosso país, por representar um dos pilares fundamentais do conhecimento sobre a vida social e cultural de um povo. E para o aluno, aprender fazendo, é muito importante para a sua formação, porque a prática revela o prazer de conhecer.

JUSTIFICATIVA

Trabalhar os aspectos históricos, socioculturais e as curiosidades que acompanham os festejos juninos, leva as escolas a incrementar o arraial escolar com algo novo, reforçado pelas atividades lúdicas.

O mês de junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”, pois é marcado por grandes comemorações, onde as pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam arraiais com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.

A escola tem um papel importante na valorização das tradições: proporcionar aos alunos a exploração das datas comemorativas, ajudando assim a criança a conhecer um pouco mais sobre a cultura do Brasil e identificar seus costumes e tradições.

Precisamos incentivar o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.

A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros!

OBJETIVO GERAL

 Enaltecer a cultura oferecendo diversão, alegria e aprendizado a todas as pessoas presentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Conhecer as características das festas juninas;

 Respeitar o homem do campo e sua cultura;

 Promover interesse e participação nas atividades de ensino-aprendizado;

 Valorizar festa junina dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e culturais;

 Promover o relacionamento interpessoal.

METAS

 Trazer a família para o ambiente escolar;

 Mobilizar toda a comunidade sobre a importância da preservação dos aspectos culturais locais;

 Festejar, antecipadamente, o sucesso do 1º semestre com toda comunidade escolar.

PÚBLICO ALVO:

Alunos, professores, pessoal de apoio, pais de aluno, convidados, autoridades e comunidade em geral.

METODOLOGIA

No dia 21 de junho, serão trabalhas atividades de forma coletiva, sempre valorizando a interação professor-aluno-comunidade, com atividades planejadas pelo grupo da organização

Serão formadas equipes diversas que ajudarão na recepção das pessoas, vendas e na organização das brincadeiras.

AVALIAÇÃO

 Dos alunos participantes:

Serão avaliados no decorrer do projeto: a participação, a colaboração e a organização durante as atividades.

 Do projeto:

A prestação de contas será feita através de relatórios e imagens do evento, apresentados à SEMED e expostas no mural dessa Secretaria.

DIVULGAÇÃO

 Convites individuais;

 Convites nas escolas;

 Cartazes;

 Chamadas nas rádios locais;

 Chamadas em rádios VHF;

 Ofício nas comunidades do setor Mapuá I / II

HORÁRIO:

A partir das 12:00 horas do dia 21 de junho (sábado).

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

 Cadeia dos apaixonados;

 Correio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com