TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexos

Exames: Reflexos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O sistema nervoso é o meio pelo qual o corpo percebe e responde a eventos nos ambientes internos e externo. Receptores capazes de detectar o toque, a dor, as alterações da temperatura e os estímulos químicos enviam informações ao sistema nervoso central (SNC) sobre alterações em nosso ambiente. O SNC pode responder a esses estímulos de varias maneiras. A resposta pode ser um movimento involuntário (ex: a remoção rápida da mão de uma superfície quente) ou alteração na taxa de liberação de algum hormônio do sistema endócrino. Além de integrar atividades corporais e controlar movimentos voluntários, o sistema nervoso e responsável pelo armazenamento de experiências (memória) e pelo estabelecimento de padrões de resposta baseados em experiências prévias (aprendizado).

Anatomicamente, o sistema nervoso pode ser dividido em duas partes principais: o SNC e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC consiste na porção do sistema nervoso contida no crânio (encéfalo) e a medula espinal; o SNP consiste de células nervosas (neurônios), localizadas fora do SNC. O SNP pode ainda ser subdividido em duas seções: 1 a porção sensorial e 2 a porção motora. A divisão sensorial é responsável pela transmissão de impulsos nervosos de órgãos sensoriais (receptores) ao SNC. Essas fibras nervosas sensoriais, que conduzem informações ao SNC, são denominadas fibras aferentes. A porção motora do SNP pode ser subdivida em divisão motora somática ( a qual inerva a musculatura esquelética) e divisão motora autônoma ( a qual inerva órgãos efetores involuntários, como musculatura lisa do intestino, músculo cardíaco e glândulas). As fibras nervosas motoras, que conduzem impulsos do SNC, são denominadas fibras eferentes.

A unidade funcional do sistema nervoso é o neurônio. Anatomicamente, os neurônios podem ser divididos em três regiões: 1 corpo celular, 2 dendritos e 3 axônio. O centro de operação do neurônio é o corpo celular, ou soma, que contém o núcleo. Ramificações citoplasmáticas estreitas se estendem do corpo celular e são denominadas dendritos. Os dendritos servem como uma área receptora que pode conduzir impulsos elétricos em direção ao corpo celular. O axônio (também denominado fibra nervosa) transmite a mensagem elétrica do corpo celular em direção a outro neurônio ou a um órgão efetor.

Os neurônios são considerados tecido excitável por causa de suas propriedades especializadas de irritabilidade e condutividade. Irritabilidade é a capacidade dos dendritos e do corpo celular do neurônio de responder a um estímulo e convertê-lo em um impulso neural. Condutividade refere-se à transmissão do impulso ao longo do axônio. Um impulso nervoso pode ser pensado como um sinal elétrico transmitido ao longo do axônio. Esse sinal é iniciado por algum estímulo que causa uma alteração da carga elétrica normal do neurônio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com