TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexos De Rns

Dissertações: Reflexos De Rns. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 3

REFLEXOS PRIMITIVOS

São caracterizados por resposta motora involuntária a um estímulo e estão presentes em bebês desde antes do nascimento até por volta dos seis meses de vida. São mediados por mecanismos neuromusculares subcorticais, que se encontram desenvolvidos desde o período pré-natal. O desaparecimento desses reflexos durante o curso normal de maturação do sistema neuromuscular nos primeiros seis meses de vida é atribuído ao desenvolvimento de mecanismos corticais inibitórios. A falta de amadurecimento ou desaparecimento de tais reflexos pode significar a existência de lesões cerebrais.

São eles:

Reflexo de Moro: é um movimento global do qual participam os membros sup. e inf.; é facilmente provocado por um som ou soltando-se subitamente o RN que estava seguro nos braços. A coluna vertebral arqueia-se para trás, a face mostra surpresa, os braços e mãos se abrem, encurvam-se para frente num movimento que simula um abraço; as pernas se estendem e depois e depois se elevam; pode acompanhar-se de choro. A ausência ou redução deste reflexo indica grave lesão do SNC. Quando assimétrico pode significar paralisia braquial, sífilis congênita ( pseudo paralisia de Parrot) ou fratura de clavícula ou úmero. Desaparece aos 3-4 meses de idade. A ausência ou redução deste reflexo indica grave lesão do SNC. Quando assimétrico pode significar paralisia braquial, sífilis congênita ( pseudo paralisia de Parrot) ou fratura de clavícula ou úmero.

Reflexo da sucção - ao tocar-se os lábios do RN com o dedo enluvado, produz-se vigorosos movimentos de sucção. Pode estar ausente nos prematuros. Desaparece aos 3 meses em vigília e aos 6 meses no sono. Sua ausência no Rn a termo indica lesão cerebral. Pode estar ausente nos prematuros. Desaparece aos 3 meses em vigília e aos 6 meses no sono. Sua ausência no Rn a termo indica lesão cerebral.

Reflexo da preensão palmar e plantar - o examinador pressiona com a polpa digital as regiões palmar e plantar do RN; a resposta palmar é a flexão dos dedos abraçando os dedos do examinador, já a resposta plantar na flexão dos artelhos em direção à sola do pé. O reflexo palmar desaparece entre o 4 e 6 mês. O reflexo plantar desaparece até os 6 meses.

Reflexo de procura: tocar uma das bochechas do RN com o dedo, ele vira a face para o lado estimulado, abrindo a boca, procurando sugar.

Marcha reflexa: sustentando-se o RN sob as axilas em posição supina, encosta um dos pés do RN sobre o plano. Este contato vai desencadear uma flexão do outro membro inf. Que se adianta e vai tocar o plano à frente, desencadeando uma sucessão de movimentos que simula a deambulação. Desaparece aos 2 meses.

Cutâneo Plantar ou Babinsky: pesquisa-se riscando, com a ponta do dedo a sola do pé do

RN na sua borda externa, desde o calcanhar até a ponta. Aproximadamente até um ano de idade, o reflexo cutâneo plantar se faz em extensão, os dedos se estendem e se abrem em leque.

Reflexo de Propulsão: coloca-se o RN em decúbito ventral, as mãos do examinador apoiam a planta dos pés do RN, este reage, deslocando-se para frente, simulando um engatinhar.

Reflexo tonicocervical

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com