TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reino Plantae

Exames: Reino Plantae. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 4

Reino Plantae

Origem e classificação das plantas

O reino Plantae é composto pelas plantas, seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos eles são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos, porém algo as difere desses e as classificam em reino à parte: as plantas são autotróficas, ou seja, produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Além disso, a outras características importantes desses seres é possuírem amido como reserva energética, terem paredes celular de celulose, serem clorofilados e terem ciclo reprodutivo haplodiplonte.

As Plantas são organismos eucariontes fotossintetizantes multicelulares, com diferenciação de tecidos.

O ramo da biologia que estuda as plantas é a Botânica.

Acredita-se que as plantas tenham surgido a partir de um grupo ancestral de algas verdes, pois existem várias características que as aproximam, como a parede celular composta principalmente por celulose e a presença de clorofilas A e B em seus cloroplastos.

Na passagem evolutiva das algas verdes para as plantas, surgiram algumas características que se mantiveram por seleção natural, pois se revelaram muito adaptativas à vida no ambiente terrestre, possibilitando a expansão das plantas neste ambiente. Duas dessas características são:

• Camada de célula estéreis envolvendo e protegendo os gametângios (estrutura formadoras de gametas); tal camada não ocorre nos gametângios das algas.

Retenção de zigoto e dos estágios iniciais de desenvolvimento embrionário dentro do gametângio feminino, conferindo grande proteção ao embrião.

O cladograma a seguir mostra resumidamente alguns passos da evolução das plantas, que serão discutidos à medida que comentarmos os diferentes grupos:

Representado por simplificação, não são grupos monofiléticos.

CLADOGRAMA SIMPLIFICADO DAS PLANTAS

Por razões didáticas, usamos:

• Traço fino para representar o grupo monofiléticos, que pode ser considerado filo (ou divisão);

• Traços grossos para representar os grupos não-monofiléticos, que não podem ser considerado filos.

Nesse caso cladograma empregamos termos de uso tradicional em Botânica.

Nas classificações mais recentes, os termos briófitas, pteridófita e gimnospermas não se refere a categorias taxonômicas como filo, classe ou qualquer outra, mas permanecem validos como termo coletivos, e essa será a postura que adotaremos. As angiospermas, no entanto, podem ser consideradas um filo.

Tradicionalmente, as plantas têm sido divididas em dois grandes grupos:

• Criptogamas (cripto =escondido; gamae =gametas): plantas que possuem as estruturas produtoras de gametas pouco evidentes. Ex: musgo e samambaias;

• Fanerógamas (fânero = visível): plantas que possuem estruturas produtoras de gametas bem visíveis. Todas desenvolvem sementes e por isso são também denominadas espermatófitas (sperma = semente). Ex: pinheiros, mangueiras, roseiras e coqueiros.

• Os criptógama dividem-se em dois grupos:

• Briófitas: Criptogamas que não possuem vasos especializados para o transporte de seiva; são plantas de pequeno porte. Ex: musgo e hepáticas.

• Pteridófitas: Criptogamas que possuem vasos condutores de seiva. Ex; samambaia e avenca.

Por possuírem vasos, as pteridófitas e todas as fanerógamas são chamadas plantas vasculares ou traqueófitas e são plantas de maior parte que as avasculares.

O corpo das plantas vasculares é constituído basicamente por raiz, caule e folha, enquanto nas briófitas fala-se em rizóides, caulóides filóides, estruturas externamente semelhante a raiz, caule e folha, mas sem vasos condutores de seiva.

A fanerógama também são divididos em dois grupos:

• Gimnospermas: possuem sementes, mas não formam frutos. Suas sementes são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com