TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reprodução Hermafrodita

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

Os oligoquetas são hermafroditas que possuem sistemas reprodutores distintos. Os segmentos reprodutores localizam-se na metade anterior do verme. O segmento feminino está localizado atrás do segmento masculino. Os ovários e os testículos encontram-se, sempre em pares, na parte inferior e se projetam no celoma.

Os segmentos masculinos ou femininos, possuem um par de ductos, oviductos ou ductos deferentes para a saída dos espermatozoides ou óvulos.

O sistema reprodutor masculino tem pares de testículos localizados em segmentos específicos. Os espermatozoides são liberados dos testículos para dentro do espaço celômico, onde se maturam ou são coletados pelas vesícula seminais. Podem haver até três pares de vesículas seminais. Os espermatozoides, depois de maduros, são liberados das vesículas seminais, coletados pelos funis seminais ciliados, e transportados pelos ductos espermáticos até os gonóporos pareados. Os testículos encontram-se no interior das vesículas seminais, as quais armazenam os espermatozoides para passar, através da cópula, para outros indivíduos.

O sistema reprodutor feminino possui um par de ovários. Os óvulos são liberados no espaço celômico e algumas vezes armazenados nos ovissacos. Próximo aos ovissacos, localiza-se um funil ciliado, o qual transporta os óvulos maduros até um oviduto, para depois irem para o gonóporo feminino.

A maioria dos oligoquetas possui três pares de espermatecas, as quais fazem parte do sistema reprodutor feminino. São pares de sacos que se abrem na superfície ventral do segmento que as contem. Geralmente se localiza em segmentos anteriores ao segmento ovariano.

A maturação dos gametas ocorre principalmente no celoma, onde os gametas estão aderidos.

Possuem clitelo, local onde encontra-se o sistema reprodutor feminino. O clitelo possui três tipos de glândulas, as quais produzem muco que ajuda na cópula, secretam material para formar o casulo e albumina, que é depositada junto com os ovos no casulo. Na copulação ocorre a transferência mútua dos espermatozoides.

Durante a copulação os parceiros alinham os corpos em direção contraria, ou seja, o clitelo de um verme fixa-se aos segmentos que contém as espermatecas do verme oposto. Alguns dias após a copulação, é secretado um casulo para a deposição dos ovos. Primeiro aparece o muco ao redor dos segmentos anteriores e do clitelo. Depois, o clitelo secreta um material resistente o qual forma o casulo. A camada mais profunda das glândulas do clitelo secreta albumina no espaço situado entre a parede do casulo e o clitelo.

Quando está completamente formado o casulo desliza para frente, em direção a extremidade anterior, através de ondas musculares e movimentos que o animal faz para trás. Primeiro os casulo recebe os ovos, os quais são expelidos para o interior do casulo. Os espermatozoides são depositados no casulo a medida que ele passa sobre as espermatecas. Depois de o casulo deslizar sobre a cabeça do verme e se liberar do corpo, o tubo mucoso se desintegra e as extremidades do casulo sofrem uma constrição e se fecham. Os casulos são abandonados no solo. Não tem auto fecundação.


[pic 1][pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (90 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com