TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reprodução das Minhocas

Por:   •  21/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  1.571 Visualizações

Página 1 de 2

Reprodução das minhocas.

        

        As minhocas são seres sexuais hermafroditas incompletos, pois cada indivíduo possui quatro testículos e um par de ovário, no entanto, ele não se reproduz sozinho, depende sempre da união com outro para a troca de espermas, o que é chamada de fecundação cruzada. Na cópula os dois animais se unem pelo clitelo, eles ficam em direções opostas um com o outro. No outono ocorre reprodução sexuada e no verão assexuada.

        O sistema reprodutor de uma minhoca se encontra nos segmentos de 9 a 15. Dois pares de pequenos testículos e dois pares de funis seminais são circundados por três pares de grandes vesículas seminais. Os espermatozoides imaturos proveniente dos testículos amadurecem nas vesículas seminais, passam para os funis seminais, depois para os dutos seminais, chegando aos poros genitais masculinos no segmento 15, por onde são expelidos durante a cópula. Um par de pequenos ovários libera os óvulos na cavidade celomática, onde os funis ciliados dos ovidutos transportam os óvulos para o meio externo através dos poros genitais femininos no segmento 14.

        Nos segmentos 9 e 10 existem dois pares de receptáculos seminais que recebem armazenam o esperma do parceiro durante a cópula.

        Nas minhocas a reprodução pode ocorrer em qualquer estação do ano, mas elas geralmente copulam em noites quentes e úmidas. Quando pareiam, os vermes estendem as extremidades anteriores para fora das galerias e aproximam as superfícies ventrais. Eles se mantêm unidos graças ao muco secretado pelo clitelo e por cerdas ventrais especiais que penetram no corpo do parceiro nas áreas de concito. Após a ejaculação, o esperma segue através dos sulcos seminais do outro verme até os receptáculos seminais. Depois da cópula cada verme secreta primeiramente um tubo mucoso e depois uma faixa quitinosa rígida que forma um casulo ao redor do clitelo. À medida que o casulo desliza para a frente, recebe os óvulos provenientes do oviduto, albumina das glândulas epidérmicas e esperma do parceiro (armazenado nos receptáculos seminais). A fecundação dos óvulos ocorre, então, no interior do casulo. Quando o casulo se desprende do verme suas extremidades se fecham, produzindo uma estrutura em forma de limão. A embriogênese processa-se dentro do casulo e a forma jovem que daí eclode é similar a um adulto. Portanto, o desenvolvimento é direto, sem metamorfose. Os jovens não desenvolvem clitelo até a maturação sexual.

Referências

- Moore, Janet. Uma Introdução aos Invertebrados

- Fransozo, Adilson.; Fransozo- Negreiros, Maria Lucia. Zoologia dos Invertebrados.

- Costa, Cibele S. Ribeiro & Rocha, Rosana Moreira da. Invertebrados; Manual de Aulas Práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com