TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respiracao Celular

Monografias: Respiracao Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 7

Energia a Curto Prazo: Glicólise Anaeróbia A ressíntese de ATP terá que prosseguir com um ritmo rápido para que o exercício extenuante possa continuar.A energia para ressintetizar o ATP deriva principalmente do glicogênio muscular armazenado Glicólise Anaeróbia Formação rápida de ATP Ex: Esforço máximo durante uma corrida de 400 metros ou esforço máximo durante uma natação de 100 metros.

Energia a longo prazo: Sistema Aeróbio As reações da glicólise formam relativamente pouco ATP. Consequentemente, o metabolismo aeróbio proporciona a maior parte da produção de energia quando o exercício intenso dura por mais de alguns minutos.ex: Um corredor de endurance de elite mantém um ritmo estável de metabolismo aeróbio durante todo o transcorrer de uma maratona de 42 Km.

Ciclo de Krebs A unidade acil de dois carbonos entra no ciclo do ácido cítrico combinando-se com uma molécula de oxaloacetato de quatro carbonos, resultando na molécula de citrato de seis carbonos, passando por uma série complexa de reações químicas, até completar o ciclo como outra molécula de oxaloacetato. Ciclo do Ácido Cítrico A maior parte da energia liberada no ciclo é capturada como elétrons de alta energia em seis NADH e dois FADH2. Contudo, parte da energia é usada para formação de 2 ATP e o restante é liberado na forma de calor. Em duas destas reações oxigênio se combina com carbono formando dióxido de carbono.

NADH = NICOTINAMIDA ADENINA DINUCLEOTÍDEO

FADH2 = FLAVINA ADENINA DINUCLEOTÍDEO

Glicogênio É um polissacarídeo (união de três a milhares de moléculas de açúcar) e a principal reserva energética nas células animais, encontrado no fígado e músculos.

Glicogenólise é a quebra de glicogênio realizada através da retirada sucessiva de moléculas de glicose. consiste na conversão de glicogênio em glicose.

glicólise em última instância produz piruvato. -A glicólise exige 12 reações enzimáticas e todas essas enzimas atuam no interior do citoplasma.- Esse sistema energético não produz grandes quantidades de ATP.

Glicerol = precursor para a síntese de triglicerídeos de fosfolípides

Triglicerídeos = principal forma de armazenamento de gordura nas células adiposas.

Glicose, maior fonte de energia e intermediário metabólico.

Carboidratos, são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre na sua composição. Os carboidratos podem existir como açucares simples (monossacarídeos e dissacarídeos) ou como polímeros de glicose complexos, denominados polissacarídeos.  monossacarídeos mais comuns são os constituintes dos carbonos complexos e possuem cinco carbonos, como a ribose, ou seis carbonos, como a glicose.  dissacarídeos são formados quando a glicose se combina com outro monossacarídeo.

elétrons formam ligações entre os átomos e capturam energia. Os elétrons estão arranjados em uma série de níveis de energia, ou camadas. Os elétrons de certos átomos podem capturar energia do meio e tranferi-la para outros átomos de modo que a energia pode ser utilizada para síntese, movimento e outros processos vitais.

Íon Átomo ou grupo de átomos que perdeu ou ganho elétrons ou seja, o número de prótons é diferente do número de elétrons

Acetil-CoA Possui duas partes: uma unidade acil com dois átomos de carbono derivado do piruvato e uma coenzima A que é sintetizada a partir do ácido pantotênico. Acetil-CoA é um composto que possui dois carbonos.

Lipidíos, são biomoléculas constituídas de carbono, de hidrogênio e oxigênio. São pouco solúveis em água. Os lipídios contêm uma molécula simples de 3 carbonos, conhecida como glicerol e moléculas longas conhecidas como ácidos graxos. Ácidos graxos são longas cadeias de átomos de carbono ligados a hidrogênios, com um grupo carboxila (- COOH). Principais funções: Fonte e reserva de energia Proteção de órgãos vitais Isolamento térmico Carreador de vitaminas e supressor da fome

Triglicerídeos Principal forma de armazenamento da gordura nas células adiposas. Glicerol + ácidos graxos

Proteínas, são compostos orgânicos, formados por átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio. Também contêm átomos de nitrogênio, e enxofre e ocasionalmente fósforo, cobalto e ferro.

Nucleotídeos desempenham um importante papel em muitos dos processos da célula, incluindo armazenamento e transmissão da informação genética e de energia. Um único nucleotídeo é composto por três partes: (1) um ou mais grupos fosfato, (2) um acúcar de cinco carbonos, (3)uma estrutura em anel de carbono-nitrogênio denominada base nitrogenada.

Nucleotídeos desempenham um importante papel em muitos dos processos da célula, incluindo armazenamento e transmissão da informação genética e de energia. Um único nucleotídeo é composto por três partes: (1) um ou mais grupos fosfato, (2) um acúcar de cinco carbonos, (3)uma estrutura em anel de carbono-nitrogênio denominada base nitrogenada.

Energia 3 Trabalho- químico: Que forma e quebra ligações químicas. Permite às células e aos organismos crescer e manter um meio interno apropriado. A formação das ligações químicas de uma proteína é um exemplo de trabalho químico. transporte: Permite às células mover íons e outra moléculas através da membrana celular. mecânico: É utilizado para gerar movimento. Movimento de organelas dentro da célula, batimento de cílios e flagelos, contração muscular.

Formas de Energia- Cinética: Energia do movimento. Uma bola rolando colina abaixo, moléculas de perfume se espalhando no ar, moléculas cruzando através das membranas biológicas. Potencial: É a energia armazenada.Uma bola equilibrada no topo de uma colina. Uma molécula que está posicionada no lado de alta concentração de um gradiente de concentração armazena energia potencial.

Enzimas, são moléculas proteicas específicas que controlam a velocidade da liberação de energia livre, facilitando a degradação dos compostos químicos.

Coenzimas, são substâncias não-protéicas, facilitando a ação enzimática unindo o substrato com sua enzima específica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com